Análise da inclusão de um licenciando com deficiência visual em estágio supervisionado, à luz dos princípios da Teoria Fundamentada de Dados

  • Leticia Sauer Leal Pereira Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul – São Leopoldo, RS, Brasil
  • Raquel Ruppenthal Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Uruguaiana, RS, Brasil
  • Mara Regina Marzari Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Uruguaiana, RS, Brasil
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Ensino de Ciências, Teoria Fundamentada em Dados, Ensino Remoto

Resumo

A presente pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo elaborar como acontece o processo de inclusão e inserção do licenciando com Deficiência Visual no contexto escolar em seus Estágios Supervisionados do curso de Ciências da Natureza de uma Universidade Federal no Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e de aplicação de formulário online em uma escola da Rede Estadual do município de Uruguaiana – RS no período de pandemia da COVID-19. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Utilizou-se como procedimento um estudo de caso individual, com múltiplas unidades de análise. Os dados foram analisados à luz da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Estes apontaram que é necessário um conjunto de fatores (ambiente favorável; adaptações físicas, metodológicas e curriculares; aprimoramento profissional) para promover novas vivências, potencializar e possibilitar o convívio formativo (a disposição de conviver com pessoas com deficiência) que inicia no ambiente escolar e pode possibilitar a cultura de inclusão em outros ambientes da sociedade. Embora as pessoas com deficiências possam ocupar diferentes espaços na sociedade, quando se fala em deficiência o foco em geral fica em torno das limitações desses sujeitos, e não em suas habilidades e/ou conhecimentos a serem compartilhados. No entanto, é nítido que esse estereótipo de limitações das pessoas com deficiência está sendo repensado e vem a favorecer e oportunizar novas experiências e expectativas de vida a essas pessoas. Também, como professor em formação inicial, a pessoa com deficiência almeja essas trocas, diálogos e pensamentos que são construídos no ambiente escolar com professores mais experientes e com uma bagagem maior de conhecimentos.

Biografias dos Autores

Leticia Sauer Leal Pereira, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul – São Leopoldo, RS, Brasil

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Uruguaiana, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mara Regina Marzari, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Uruguaiana, RS, Brasil

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado
2023-01-30