Estudo de caso de uma aluna com deficiência visual adquirida durante o percurso de graduação
mediações e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky
Resumo
Esse relato versa sobre a experiência de inclusão de uma graduanda com cegueira adquirida no Ensino Superior, tendo como embasamento o conceito de mediação proposto por Vygotsky. Sendo assim, buscou-se relatar de que forma foram conduzidos (e pensados) os processos de ensino e aprendizagem da estudante. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica para entender, com profundidade, acerca das referências sócio-históricas propostas por Vygotsky, e utilizadas como base para os atendimentos realizados com a discente. Ademais, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a aluna, a fim de conhecer a sua experiência acerca do processo de inclusão. Construiu-se o caso clínico da discente a partir da explicação sobre o seu processo de cegueira, correlacionando-o aos desafios dessa deficiência frente à inclusão no Ensino Superior. Como arcabouço teórico, utilizou-se as diretrizes da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e as contribuições da abordagem sócio-histórica. Por fim, verificou-se que o recurso da mediação logrou sucesso no que tange aos processos de ensino e aprendizagem experienciados pela aluna. Contudo, percebeuse que apesar de o instrumento de mediação ter sido exitoso, ainda existe muito a ser feito para tornar a experiência de aprendizagem de alunos com cegueira adquirida no Ensino Superior menos rudimentar.
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