A utilização de jogos e brincadeiras para desenvolver conceitos e atitudes relativos à ética e à moral em pessoas com deficiência múltipla associada à deficiência visual
Resumo
O presente trabalho traz a reflexão sobre o dia a dia dos educadores e a importância da utilização de jogos
e brincadeiras. Estes recursos foram utilizados para a aquisição de atitudes e valores éticos e morais entre
cinco alunos que apresentam deficiência múltipla associada à deficiência visual e estudam em uma escola
especializada. Trata-se de um tema lacunar que faz parte de uma pesquisa maior em andamento na Linha
de Pesquisa – Inclusão, Ética e Interculturalidade – da Faculdade de Educação da Universidade Federal no
Rio de Janeiro (UFRJ). A escolha por esse tema se deve à prática pedagógica já realizada por um dos autores
em instituição situada no mesmo estado que atende os alunos com esse perfil. Este trabalho tem como
propósito apresentar dados preliminares advindos da pré-testagem de um dos instrumentos utilizados nas
práticas escolares. Na presente pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa ação apoiada em
referenciais teóricos para compreender o processo inclusivo desde seus primórdios aqui no Brasil e a
importância do estudo da moral e da ética na Educação contemporânea. Foi observado que por meio dos
jogos e brincadeiras houve aquisição de conceitos e atitudes relativas à moral e à ética, maior comunicação,
interação, socialização entre alunos, educadores, familiares e comunidade.