O jogo simbólico numa proposta pedagógica para o deficiente visual

  • Sonia Maria Dutra de Araujo Instituto Benjamin Constant

Resumo

O texto apresenta o brincar como recurso pedagógico para o desenvolvimento global da criança portadora de deficiência visual.

Biografia do Autor

Sonia Maria Dutra de Araujo, Instituto Benjamin Constant

Sonia Maria Dutra de Araujo é professora do Instituto Benjamin Constant.

Referências

FERREIRA, Isabel da Costa Neves. O desenvolvimento intelectual no estágio pré-operatório, segundo Piaget — de dois a seis anos.

FLAVEL, John H. A Psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. Tradução de Maria Helena Souza Patto. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1986.

PASCHOAL, Cláudia Lúcia Lessa. Educação Psicomotora: uma proposta através de brincar. Monografia. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação.

RAPPAPORT, Claric Regina, FIORI, Wagner Rocha, DAVIS, Cláudia. Psicologia do Desnvolvimento, a idade pré-escolar. 3v. EPU, 1981.

ROCHA, Fundação Hilton. Ensaio sobre a problemática da cegueira Prevenção- Recuperação-Reabilitação. Belo Horizonte: Ed. Fundação Hilton Rocha, 1987.

Publicado
2017-04-05
Seção
Artigos Livres