Por uma interpretação ecológica nas práticas de educação do portador de deficiência visual

  • Vanessa Prado de Oliveira Instituto Benjamin Constant

Resumo

O presente texto traz questões referentes à ecologia como componente de uma práxis pedagógica para indivíduos portadores de deficiência visual, em busca de uma visão integral do ser humano.

Biografia do Autor

Vanessa Prado de Oliveira, Instituto Benjamin Constant
Vanessa Prado de Oliveira, acadêmica do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro integrante do “Projeto Biblioteca Viva” do Instituto Benjamin Constant

Referências

BORDENAVE, J. D. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. (W. Dutra, trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor (trabalho original publicado em 1983), 1988.

BRULL, J. L. C. Nuevas perspectivas en las ciencias de la educacion. Madri: Anaya S.A, 1978.

BUFFA, E., ARROYO, M. & NOSELLA. Educação e cidadania. São Paulo: Cortez, 1996.

CARMO, A. A. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, “recupera” e discrimina. Brasília.

DAJOZ, R. Ecologia geral. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada (M. B. de M. L. Nunes, trad). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (trabalho original publicado em 1963), 1988.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir — corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história (C. N. Coutinho, trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. (trabalho original publicado em 1955), 1981.

LAGO, A. & PÁDUA, J. A. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LUSSEYRAN, J. Cegueira, uma nova visão do mundo e o cego na sociedade. (H. Wilda, trad.). São Paulo: Associação Beneficente Tobias (trabalho original publicado em 1973), 1983.

ODUM, E. P. Ecologia (C. J. Trib, trad.) Rio de Janeiro: Guanabara (trabalho original publicado em 1983), 1986.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Educação Especial no Brasil. Brasília, 1994.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997.

SPERB, D. C. & PENROD, M. J. Educação para o trabalho. Porto Alegre: Globo, 1979.

SUDO, C. A recreação enquanto práxis de uma educação para o trabalho de pessoas portadoras de deficiência. Monografia não publicada. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. (L. F. Cardoso, trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra (trabalho original publicado em 1967), 1986.

Publicado
2017-04-05
Seção
Artigos Livres