Avaliação da acessibilidade nas escolas de Silva Jardim - RJ

  • Maria Ernesdista Alves Fidelis Universidade Federal Fluminense
  • Protásio Ferreira e Castro Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Resumo

A inclusão social tem como papel fundamental contribuir com a igualdade de direitos das pessoas com alguma deficiência ou incapacidade. Ter as edificações, os meios de transporte, as calçadas e vias acessíveis a todos são direitos garantidos por lei. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que verificou as condições de acessibilidade nas escolas públicas da cidade de Silva Jardim, Rio de Janeiro. Para levantamento das condições de acessibilidade interna e no entorno da escola, foi elaborado questionário próprio. Com os resultados dos questionários foram propostas algumas ações para tornar a escola acessível. Os questionários podem ser utilizados para analisar a acessibilidade de outras escolas ou outro tipo de edificação.

Biografias dos Autores

Maria Ernesdista Alves Fidelis, Universidade Federal Fluminense
É engenheira civil, mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense.
Protásio Ferreira e Castro, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
É engenheiro civil, Phd em Engenharia Civil pela University of London, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (PROEP) pela Unigranrio.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. 105p.

CASTRO, Protasio Ferreira e. Reciclagem e comportamento de materiais. [S.l.: s.n.], 2003. Notas de aula.

BRASIL. Constituição (1988). Artigos 205 e 208. Presidência da República, Brasília, 1988.

FIDELIS, M.E.A. Acessibilidade em Escolas Públicas: modelo para avaliação pós-ocupação. Apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php ?id_noticia=438>. Acesso em 22 maio 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Cartilha IBDD dos direitos da pessoa com deficiência. Rio de Janeiro: IBDD, 2008. 80p.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Resultados do Censo Escolar 2005. Brasília: MEC; INEP, 2005. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em 23/06/2009.

SCHMETZKE, Alex. Web accessibility at university libraries and library schools. Journal Library Hi Tech, [s.n], 2001, v. 19, n. 1, p. 35-49.

SILVA, F.F. Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Especiais nas Instalações Administrativas de Furnas. Apresentada como dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2010.

Publicado
2017-03-15
Seção
Artigos Livres