Prática de ensino em Geografia no contexto do curso de qualificação de professores na área da deficiência visual

  • Ana Cristina Felipe Miotto PUC/MG
  • Diones Carlos de Souza Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciana Maria Santos de Arruda Instituto Benjamin Constant

Resumo

 O propósito deste estudo é relatar e compartilhar os resultados obtidos a partir de uma experiência didático-pedagógica de prática de ensino de geografia no contexto do Curso de Qualificação de Professores na Área da Deficiência Visual oferecido pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). O curso se destina à capacitação de professores para o atendimento especializado de educandos com deficiência visual. Nesse contexto, dentre as várias disciplinas ministradas, constam as atividades práticas em sala de aula (prática de ensino), nas quais os cursistas vivenciaram, junto ao Departamento de Educação (DED), o processo de ensino-aprendizagem, além de, paralelamente, elaborarem um conjunto de mapas táteis junto à Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado (DPME), visando à construção do conhecimento por meio de uma metodologia de ensino mais interessante e significativa

Biografias dos Autores

Ana Cristina Felipe Miotto, PUC/MG
Ana Cristina Felipe Miotto é mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Diones Carlos de Souza Almeida, Universidade Federal de Uberlândia
Diones Carlos de Souza Almeida é mestrando em Geografia no programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Luciana Maria Santos de Arruda, Instituto Benjamin Constant
Luciana Maria Santos de Arruda é coordenadora da área de Geografia, professora de Geografia do Instituto Benjamin Constant (IBC), além de assessorar na produção dos mapas táteis e colaborar na adaptação de livros didáticos.

Referências

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Publicado
2017-03-14
Seção
Relatos de Experiência Livres