Prática de ensino em Geografia no contexto do curso de qualificação de professores na área da deficiência visual
Resumo
O propósito deste estudo é relatar e compartilhar os resultados obtidos a partir de uma experiência didático-pedagógica de prática de ensino de geografia no contexto do Curso de Qualificação de Professores na Área da Deficiência Visual oferecido pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). O curso se destina à capacitação de professores para o atendimento especializado de educandos com deficiência visual. Nesse contexto, dentre as várias disciplinas ministradas, constam as atividades práticas em sala de aula (prática de ensino), nas quais os cursistas vivenciaram, junto ao Departamento de Educação (DED), o processo de ensino-aprendizagem, além de, paralelamente, elaborarem um conjunto de mapas táteis junto à Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado (DPME), visando à construção do conhecimento por meio de uma metodologia de ensino mais interessante e significativaReferências
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006. 90 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. 166 p.
CALLAI, H. C. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino?. Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 1o sem. 2001.
FONSECA, R. A. Formas de percepção espacial por crianças cegas da primeira série do ensino fundamental da escola estadual São Rafael. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,1999. 139 f.
GOMES, S. A.; MEDEIROS, C. R. N.; VLACH, V. R. F. A educação cartográfica e o papel do professor de cartografia. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 13, n. 20, p. 91-101, 1o sem. 2003.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). Regimento interno. Competências das unidades. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=129&blogid=1&itemid=76>. Acesso em: 16 nov. 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Atlas geográfico escolar. Mapa das divisões políticas e regionais. (CD-ROM).
NOGUEIRA, R. E. Mapas táteis padronizados e acessíveis na web. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 15, n. 43, p. 16-27, 2009.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994. 94 p., Coleção Apoio.
VASCONCELLOS, R. A cartografia tátil e o deficiente visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Departamento de Geografia, São Paulo, 1993. 269 f.