Ver e não ver a pessoa com deficiência visual em sua educação formal - recortes de pesquisa
Resumo
Dois itens constituíram o referencial para a seleção dos recortes selecionados sobre a situação do aluno com deficiência visual na educação formal: o que favorece sua aquisição de conhecimentos e participação social e o que dificulta essa aquisição e participação.
Referências
DECLARAÇÃO Mundial sobre Educação para Todos. Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien/Tailândia: Conferência Mundial sobre Educação para Todos, 1990.
DELPINO, M. Facilidade e dificuldades econtradas pelos alunos com deficiência visual no curso superior. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2004.
KUHLTHAU, C. C. Accommodating the user’s informatio search process: challenges for information. Bulletin of the American Society for Information Science, v. 25, n. 3, 1999. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2007.
MASINI, E. F. S. A inclusão de alunos com deficiências no ensino superior. Complementação da pesquisa: MASINI, E. F. S. Avaliação das atividades, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Laramara, que contribuem para a inclusão. Pesquisa financiada pelo CNPq, 2004-2007.
______. Alicerces para a inclusão: análise de depoimentos de futuros profissionais sobre ser surdo e ser cego e a importância desses sentidos para aprender. Pesquisa financiada pelo CNPq, 2008-2011.
PASSOS, J. R. A information literacy e os deficientes visuais: um caminho para a autonomia. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010