Informação e inclusão acadêmica: um estudo sobre as necessidades socioinformacionais dos universitários cegos e com baixa visão do campus I da UFPB
Resumo
Este trabalho visa a identificar as necessidades informacionais e as barreiras mais pertinentes encontradas pelos universitários cegos e com baixa visão do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na busca e no uso da informação. A metodologia utilizada foi a análise de Bardin por meio do processo de categorização embasada no modelo sense-making, de Brenda Dervin, da construção de sentido. Os resultados obtidos revelaram que há barreiras informacionais, atitudinais e técnicas, tanto para o universitário cego e os com baixa visão quanto para os docentes, e da própria UFPB, em não viabilizar o uso das tecnologias assistivas como fator de inclusão sociodigital em todo o seu contexto educacional. Conclui-se que falta (in)formação pedagógica dos docentes para sua práxis educativa e social, sugerindo-se novas pesquisas voltadas para essa problemática refletidas no aspecto sociocultural da formação do educador e no posicionamento silencioso das universidades diante das pessoas com deficiência.
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