Adaptação de tirinhas e gibis para o Sistema Braille e produções textuais de alunos do ensino fundamental: práticas desenvolvidas na revista Pontinhos, do Instituto Benjamin Constant

  • Raffaella de Menezes Lupetina Instituto Benjamin Constant
  • Daniele de Souza Pereira Instituto Benjamin Constant
  • João Batista Alvarenga Instituto Benjamin Constant
Palavras-chave: Leitura, Adaptação, Tirinhas, Revista Pontinhos

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo divulgar e demonstrar o trabalho de adaptação de tirinhas e/
ou gibis para o Sistema Braille desenvolvido para a revista Pontinhos, do Instituto Benjamin Constant (IBC).
O hipergênero Quadrinhos, que tem como característica principal o uso de imagens, pode e deve ser
adaptado para pessoas com deficiência visual, possibilitando o acesso a esse gênero textual. Além das
adaptações das tirinhas, explicitamos também as produções textuais desenvolvidas pelos alunos do ensino
fundamental do IBC. Observa-se predominância de produção textual de alunos cegos quando estão no
primeiro segmento do ensino fundamental, em contrapartida a uma maioria na produção de textos por
alunos com baixa visão no segundo segmento do ensino fundamental.

Biografias dos Autores

Raffaella de Menezes Lupetina, Instituto Benjamin Constant

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológi co do Instituto Benjamin Constant (IBC). 

Daniele de Souza Pereira, Instituto Benjamin Constant
Bacharel e Licenciada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente em Administração do Instituto Benjamin Constant (IBC) e membro da Comissão Editorial das Revistas em Braille
João Batista Alvarenga, Instituto Benjamin Constant

Revisor de texto Braille do Instituto Benjamin Constant (IBC) e membro do Conselho Editorial das Revistas em Braille.

 

Referências

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Publicado
2017-02-23
Seção
Relatos de Experiência Livres