Experiências formativas na construção de recursos acessíveis para alfabetização em braille de crianças cegas congênitas
Resumo
O presente relato de experiência, intitulado “Experiências formativas na construção de recursos acessíveis para alfabetização em braille de crianças cegas congênitas”, tem como objetivo central demonstrar a relação entre a produção de material didático acessível e a aprendizagem de pessoas com cegueira. Também discorre sobre a elaboração do caderno de conceitos para desenvolver habilidades de leitura e escrita em braille, e demonstra que a formação continuada de professores é indispensável para trabalhar o instrumento produzido na alfabetização e escrita da pessoa com cegueira, além de oferecer ferramentas que possibilitarão o desenvolvimento de um ensino pautado na diferenciação, que atenderá as especificidades de todos os estudantes. Para atingirmos os objetivos, realizamos a elaboração do instrumento pedagógico concomitante às aulas e aos cursos oferecidos aos professores da rede pública de ensino, acadêmicos e comunidade em geral. Assim, foi possível ir aprimorando o caderno e o adequando às necessidades educacionais do público atendido. Dentre os resultados, desenvolveu-se uma série de atividades na elaboração do recurso didático com a utilização de material de uso cotidiano, como com o aproveitamento de recipientes, embalagens, além de material esportivo e recreação, como as bolas de ping-pong. Ao final, o caderno de conceitos pronto passou a fazer parte do plano de cursos do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP) como ferramenta dos cursos da instituição por concebê-lo como um recurso pedagógico relevante ao processo de aquisição de conceitos essenciais para leitura e escrita em braille. Durante o processo de formação continuada, a elaboração de materiais didáticos acessíveis contribuiu nas práticas pedagógicas inclusivas no ensino regular possibilitando que os estudantes com cegueira tenham acessibilidade ao currículo.
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