Alfabetização: uma reflexão necessária

  • Maria da Glória Almeida Instituto Benjamin Constant

Resumo

 A partir do construtivismo abordado nas pesquisas de jean piaget, surge a proposta de uma nova visão na construção do período de alfabetização da criança cega ou de visão subnormal.

Biografia do Autor

Maria da Glória Almeida, Instituto Benjamin Constant

Maria da Glória de Souza Almeida é professora do Instituto Benjamin Constant.

 

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa: curso de 1o e 2o graus. 22a Ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.

CÂMARA Jr., J. Mattoso. Dicionário de Filologia e Gramática. 4a Ed. Rio de Janeiro: Revista da J. Ozon Editor, 1970.

CARDOSO, Fernando Henrique e SANNI, Octavio. Homem e Sociedade: leituras básicas de Sociologia Geral. Nova Edição. São Paulo:Editora Nacional, 1975.

CASTRO, A.M.S.G. e CECCON, J.P. Creches alternativas e institucionais - uma proposta curricular. In: MEC/SEPS. Textos sobre educação pré-escolar. Brasília: 1981.

CHARLES, C.M. Piaget ao Alcance dos Professores. Tradução de Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.

CLEMENTE, R.; MARTELES, P.; VICENTE, A.; MARIM, A. Lillo; ROSEL, J., Villagran - Ceguera - Orientaciones prácticas para la educación y rehabilitación del ciego. Colección Rehabilitación, Aspectos Psicologicos(cap. 2), Edita: Dpto. de Estudios e Publicaciones del Servicio de Recuperación y Rehabilitación de Minusválidos Físicos y Psíquicos (Serem). Maria de Guzman,52. Madrid 3, 1979.

COSTA LINS, M.J.S. A estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Editora Anima, 1984.

FERNANDEZ, Alicia. A Inteligência Aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas. 1990.

FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre a Alfabetização. São Paulo: Cortez Autores Associado, 1991.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FURTH, H.C. Thinking without Language: psychological implications of deafness. New York: Free Press,1966.

GINSBURG, H. & OPPER, S. Piaget y la teoria del desarollo intelectual. Madri: Ediciones del Castillo, 1977.

GIROSSI, Esther Pillar. Didática da Alfabetização Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.

KAMII, C. & DE URIES, R.. A Teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: SOCI / CULTUR, Coleção Biblioteca de Pedagogia, 1973.

LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ed. Ática, 1990.

LERBET, G. Piaget. Paris: Edition Universitaires - Collection Psychothèque, 1970.

LIMA, A.F.O.. Pré-escola e alfabetização. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1986.

PAIN, Sara. A Função da Ignorância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1937.

PIAGET Jean. A Linguagem e o Pensamento da criança. Rio de Janeiro: 1959.

PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança- Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

PIAGET, Jean. 0 Raciocínio na Criança. Rio de Janeiro: Record, 1967.

PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança - imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro, Zahar: Editores, 1974.

PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.

PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética: Sabedoria e Ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

PIAGET, Jean & GRECO, Pierre. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, Jean. & INHELDER, Larbel. A Psicologia da Criança. São Paulo: Difel, 1982.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1972.

Publicado
2017-04-05
Seção
Artigos Livres