O cego, o espaço, o corpo e o movimento: uma questão de orientação e mobilidade
Resumo
O presente texto enfoca conceitos básicos que fundamentam a Orientação e Mobilidade como elemento indispensável no processo educacional e na reabilitação de pessoas cegasReferências
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
FONSECA, V. da Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1995.
GOFFMAN, E. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1988.
HALL, E. T. A dimensão oculta. Lisboa, Portugal: Relógio D‟Água Editores, 1986.
LE BOULCH, J. Educação psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
LEMOS, E. R. Educação de excepcionais – evolução histórica e desenvolvimento no Brasil. Tese de Livre-Docência. Niterói: UFF, 1981.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MIRA Y LOPES, E. Psicologia geral. São Paulo: Melhoramentos, 1985.
PEREIRA, L. M. Psicomotricidade. In: Revista de Estudios y Experiências, 34: Enero, 1990.
TELFORD, C. W. & SAWREY, J. M. O indivíduo excepcional. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1988.
VAYER, P. Linguagem corporal: a estrutura e a sociologia da ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.