Ensino de física para portadores de deficiência visual: uma reflexão

  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Paranaense
  • Luciano Gonçalves Costa Universidade Paranaense
  • Josy Casicava

Resumo

O ensino da física para os sujeitos portadores de deficiência visual tem sido realizado de uma maneira equivocada, cuja solução depende da investigação científica e da intervenção cientificamente embasada e avaliada. Diante deste desafio, toda iniciativa com o propósito de contribuir para a superação, certamente, é de grande importância. Neste trabalho, apresentamos uma breve reflexão acerca das possibilidades de um Ensino de Física adequado às características próprias desses sujeitos dentro do contexto regular de ensino, bem como os primeiros resultados de uma investigação acerca de pré-concepções relativas à fenomenologia física realizada em portadores de deficiência visual.

Biografias dos Autores

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Paranaense

Marcos Cesar Danhoni Neves é docente do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR 

Luciano Gonçalves Costa, Universidade Paranaense
Luciano Gonsalves Costa é docente do Departamento de Ciências Físico- Químicas e Geociências da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Paranavaí
Josy Casicava

Josy Casicava é estudante de graduação de Física da UEM/PR.

 

Referências

BORGES, J.L., Elogio da Sombra/Perfis. Porto Alegre: Globo, 4ª ed., 1986.

BRONOWSKI, J. As origens do conhecimento e da imaginação. Brasília: UnB, 2ª ed., 1997.

GALILEI, G., Duas Novas Ciências. São Paulo: Nova Stella, 1983.

LÜDKE, M. ANDRÉ, N.E.D.A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1988.

PIAGET, J. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 8ª ed., 1984.

Publicado
2017-03-31
Seção
Artigos Livres