Inclusão: a educação da pessoa om necessidades educativas especiais - velhos e novos paradigmas
Resumo
O autor procura refletir sobre o tema Inclusão na perspectiva da educação, aliando às construções teóricas, depoimentos de experiências vivenciadas por professores de diferentes regiões do BrasilReferências
AMARILIAN, Maria L. Toledo Morais. Psicologia do excepcional . São Paulo:
EPU, 1986.
BLANCO, R. Aprendiendo en la Diversidad: implicaciones educativas, In:
Anais do III Congresso Ibero-Americano de Educação Especial . Vol.1 Foz do
Iguaçu: Paraná, 1998.
CARVALHO, R. E. A nova LDB e a educação Especial , Rio de Janeiro: WVA,
Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas
especiais . Brasília: CORDE, 1994.
DEMO, P. Ironias da educação : mudança e contos sobre mudança. DP &
Editora, 2000.
GLAT, R. A lnteqração social dos portadores de defi ciências : uma refl exão.
Rio de Janeiro: Sette Letras, 1995.
MONTOAN, Maria Teresa Eglér. A Inclusão escolar de defi cientes mentais :
contribuições para o debate. In: Montoan, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar,
eis a questão : Explicando o défi cit intelectual. Rio de janeiro: WVA, 1997.
p.137-15A.
MEC. Encaminhamento de alunos do ensino regular para atendimento
especializado . Brasília: MEC/SEESP, 1994.
MEC. Política Nacional de Educação Especial , Brasília: SEESP, 1994.
PEREIRA, O. et al. Educação especial : atuais desafi os, Rio de Janeiro:
Interamericana, 1980.
SASSAKI, K. R. Inclusão : construindo uma sociedade para todos. Rio de
Janeiro: WVA, 1997.
SKLIAR, C. (org.) Educação exclusão. Abordagens sócio-antropológicas em
educação especial . Porto Alegre: Mediação, 1997.
UNITED NATIONS. Disabled Persons Bulletin . Nova lorque, vi, p.2, 1995.
WESTMACOTT, K. Trabalhando por mudanças . Tradução por: Maria Amélia
Vampré Xavier. CBR News, Londres, n.22, p.4, abril/1996. Tradução de: Working for change.