Representações sociais e educação especial: sentidos, identidade, silenciamentos

  • Sandra Maria Castiel Fernandes Instituto Benjamin Constant

Resumo

Este artigo consiste em uma breve reflexão sobre a teoria das Representações Sociais, proposta pelo psicólogo francês Serge Moscovici, em 1961, e a expansão do campo de aplicação dessa produção teórica. Na modalidade “Educação Especial”, enfatizamos alguns aspectos que envolvem sentidos, identidades e silenciamentos

Biografia do Autor

Sandra Maria Castiel Fernandes, Instituto Benjamin Constant

Sandra Maria Castiel Fernandes é professora do Instituto Benjamin Constant - IBC, onde desenvolve um trabalho em Arte-Educação. Formada em Literatura, é mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá - RJ.

 

Referências

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith.Trabalho Infanto-Juvenil: Representações de Meninos

Trabalhadores, seus Pais, Professores e Empregadores. In: Estudos Interdisciplinares

de Representação Social. Antonia S. Paredes Moreira e Denize Cristina de Oliveira

(Organizadoras). Goiânia: AB, 2000.

ARRUDA, Angela. O ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro:

Negociando a diferença. In: Representando a alteridade. Angela Arruda (org.).

Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

Tradução BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. Tradução.

DURKHEIM, E. Les formes élementaires de la vie religieuse. 7ème ed. Paris: PUF,

GERALDI, João Wanderlei. Concepções de linguagem e ensino do português. In: O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GOFFMAN, Erving. Estigma:Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.

Tradução . Rio de Janeiro: LTC, 1988.

JODELET, Denise (org.) Representações Sociais: Um domínio em Expansão. In: As

Representações Sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. Tradução.

MADEIRA, Margot Campos de. Representações Sociais e Educação: Importância

teórico-metodológica de uma relação. In: Estudos Interdisciplinares de Representação

Social. Antônia Silva Paredes Moreira e Denize Cristina de Oliveira (organizadoras).

Goiânia: AB, 2000.

MENDONÇA, Marina. Silenciamentos produzidos em questões de leitura. Dissertação

de Mestrado em Lingüística apresentada na UNICAMP. Campinas: 1995.

MOSCOVICI, S.. Attitudes and opinions. Annual Review of Psychology, p. 231- 260,

In: WAGNER, Wolfgang. Sócio-Gênese e Características das Representações

Sociais. NÓBREGA, Sheva Maia . Sobre a teoria das Representações Sociais . In:

Representações Sociais: Teoria e Prática. Antônia S. Paredes Moreira (0rg.). João

Pessoa: Universitária,2001.

ORLANDI, E.P. Discursos e leitura. São Paulo: Cortez, 2000.

RIBAS, João Baptista Cintra. Deficiência: Uma Identidade Social, Cultural e

Institucionalmente Construída. Revista Integração, Ano 4, No. 9

SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Representação Social e Identidade. In: Estudos

Interdisciplinares de Representação Social. Antônia Silva Paredes Moreira e Denize

Cristina de Oliveira (organizadoras). Goiânia: AB,2000.

SOARES, Magda. Linguagem e Escola : Uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2000.

SONTAG, Susan. A Doença como metáfora. Rio de Janeiro: Grall, 1984. In: RIBAS, José Batista Cintra. Deficiência: Uma Identidade Social, Cultural e Institucionalmente

Construída. Revista Integração, Ano 4, No. 9

TELFORD & SAWREY. O indivíduo excepcional. Rio de Janeiro: Agir, 1989.

WOLFGANG, Wagner. Sócio-Gênese e Características das Representações Sociais. In:

Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Antônia Silva Paredes e Denize

Cristina de Oliveira (organizadoras). Goiânia: AB, 2000.

Publicado
2017-03-28
Seção
Artigos Livres