O estudo da Geometria

  • Paula Marcia Barbosa Instituto Benjamin Constant

Resumo

Baseado nas preocupações com o ensino de Geometria para alunos cegos e de visão subnormal, o trabalho mostra a importância deste estudo e indica uma metodologia para auxiliar o processo de aprendizagem destes alunos.

Biografia do Autor

Paula Marcia Barbosa, Instituto Benjamin Constant

Paula Marcia Barbosa é professora do IBC desde 1982, formada em Matemática e Pós-graduada em Docência Superior. Leciona a disciplina Didática da Matemática no Curso Superior Seqüencial na Área da Deficiência Visual no IBC.

Referências

ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Monografia de Pós-Graduação. Rio de

Janeiro: UNI- RIO, 1992.

AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. São

Paulo: Ática, 1997.

BARRAGA, Natalie. Programa para Desenvolver a Eficiência Visual. Trad.

Fundação para o Livro do Cego no Brasil. São Paulo: 1985.

BARBOSA, Paula Marcia. O Ensino da Geometria. Monografia de Pós-

Graduação, Rio de Janeiro: ISEP, 1998.

BERTONI, N.E. O Ensino de Matemática - Principais Problemas e Desafios.

Brasília: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1993.

BRUNO, Marilda M. Garcia. Deficiência Visual. São Paulo: LARAMARA, 1997.

CASTRO, Danilo Monteiro de. Visão Subnormal. Rio de Janeiro: Cultura Médica,

CERQUEIRA, Jonir Bechara e FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos

Didáticos na Educação Especial. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant nº

, 1996.

D’AMBROSIO, U. Algumas Reflexões sobre Educação do Futuro e em particular

sobre a Formação de Professores - Reunião Técnica Nacional sobre Novas

Perspectivas para a Formação do Professor na Área de Matemática. Brasília:

MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1993.

D’AUGUSTINE, C. H. Métodos para o Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ao

Livro Técnico, 1976.

DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. São Paulo: Atlas, 1985.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Formação de Professores de Matemática.

Temas e Debates da Sociedade Brasileira de Matemática - SBEM, ano VIII, 1995.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lilian Lopes

Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática

em Revista. SBEM, ano III, 1995.

M. LEITE LOPES, Maria Laura e Lilian Nasser. Geometria: na era da imagem e

do movimento. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

MACEDO, Lino de. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

PEREZ, G. Pressupostos e Reflexões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa.

Tese de Doutorado. Campinas/SP: UNICAMP, 1991.

PAVANELO, R. M. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e

conseqüências. Campinas/SP: Zetetiké nº 1, 1993.

PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro: 1956.

___________. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio

Editora, 1977.

PIAGET, J. e INHELDER B. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São

Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.

ROSA, S. Construtivismo e Mudança. São Paulo: Cortez, 1994.

RUDIO, Franz Vitor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis:

Vozes, 1986.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, Coordenadoria de Estudos e Normas

Pedagógicas. O Deficiente Visual na Classe Comum. São Paulo: 1987.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Educação Especial: Teoria/Prática.

Rio de Janeiro: 1990.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em

Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 1997

Publicado
2017-03-28
Seção
Artigos Livres