Facilidades e dificuldades econtradas pelos professores que lecionam para alunos com deficiência visual em Universidades regulares
Resumo
A inclusão de alunos deficientes no sistema regular de ensino tem sido alvo de diversas pesquisas, no Ensino Fundamental e Médio. A presene investigação teve como objetivo identificar os pontos de vista de professores universitários sobre facilidades e dificuldades encnotradas para lecionarem quando têm alunos deficientes visual na sla de aula. A fundamentação teórica provém de trabalhos e pesquisas realizadas sobre a inclusão escolar nos três níveis de ensino. A modalidade de pesquisa qualitativa foi adotada para a coleta e análise dos daods. Os resultados obtidos assinalam que os professores universitários se sentem despreparados e sem respaldo para trabalharem com esse tipo de aluno.Referências
BAZON, F. A criança com cegueira congênita e sua relação com os irmãos mais velhos: estudo de três casos. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2005.
CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. Resolução adotada pelo Conselho Internacional de Oftalmologia.<http://www.cbo.com.br/ publicações /jotazero/ed90/comunicado.htm>. Acesso em: 21 out. 2005.
DELPINO, M. Facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos com deficiência visual no seu curso superior. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2004.
MASINI, E.F.S. Relatório Final da pesquisa A Inclusão Escolar e Estudantes Deficientes Visuais __ Avaliação das atividades da Associação Brasileira de Assistência Visual __ Laramara ao CNPq (financiadora) - em fev. de 2004. (2004a)
MASINI, E.F.S. Relatório Final da pesquisa Inclusão do aluno com deficiência no Ensino Superior ao CNPq (financiadora) - em jun. de 2004. (2004b)
MASINI, E.F.S. Uma experiência de inclusão - providências, viabilização e resultados. In: Educar em revista. Curitiba, n.23, jan./ jun.2004. p.29-43. (2004c)
MASINI, E.F.S. A inclusão escolar. In: Livro do V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. São Paulo: Vetor, 2000. p. 23-28
MAZZOTTA, M.J. da. Deficiências, incapacidades e necessidades especiais. In.: Deficiência, educação escolar e necessidades especiais: reflexões sobre inclusão socioeducacional. São Paulo: Mackenzie, 2002.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. 10 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. The history of development of ICD. <http://www.who.int/classifications/icd/en/HistoryOfICD.pdf>. Acesso em: 19 out. 2005.