Análise Contrastiva da Compreensão de Metáforas Visuais por Escolares de Ensino Fundamental Cegos Congênitos e Não-Cegos
Resumo
O presente trabalho relata uma pesquisa de campo, baseada no princípio de mesclagem da lingüística cognitiva, realizada com alunos cegos congênitos e não-cegos dos últimos anos do Ensino Fundamental no Rio de Janeiro, a fim de investigar a compreensão de metáforas visuais por estes alunos. Os resultados mostram que os alunos cegos conseguem produzir sentenças metafóricas ligadas ao sentido da visão, mas não realizam as projeções mentais necessárias para o entendimento destas construções.
Referências
FAUCONNIER, G. Mappings in Thought and Language. Cambridge: University of Cambridge Press, 1997.
FAUCONNIER, G.; SWEETSER, E. (Editors). Spaces, Worlds, and Grammar. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
LAKOFF, G.; M., JONHSON. Metaphors We Live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
MARMARIDOU, Sophia S. A. Pragmatic Meaning and Cognition. Amsterdam: John Benjamins, 2000.
VIANNA, Patrícia Maria da Motta; RODRIGUES, Maria Rita Campello. Psicologia do Desenvolvimento e da Linguagem: deficiência visual. Rio de Janeiro: UNIRIO; CEAD, 2008.