A inclusão de alunos cegos com o uso do Dosvox na sala de aula do ensino regular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

  • Wagner Alves Ribeiro Maia

Resumo

Neste trabalho, pretende-se relatar a utilização do Sistema Dosvox na inclusão da aluna Jéssica Ferreira Maia nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Lúcia da rede regular de ensino da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Uma realidade pioneira, que possibilitou a passagem de uma aluna, considerada analfabeta porque não era capaz de ler os pontos do braille, ao domínio completo do computador com fins educacionais e da Internet.

Biografia do Autor

Wagner Alves Ribeiro Maia
Pedagogo, pós-graduado em docência no ensino superior

Referências

BORGES, José Antônio dos Santos. Impactos das tecnologias de informação sobre os deficientes visuais. Revista Nova Escola, set. 2006.

BORGES, José Antônio dos Santos; PAIXÃO, Berta Regina; BORGES, Sônia. Alfabetização de crianças cegas com ajuda do computador. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/textos.htm>. Acesso em: 23 jun. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: deficiência visual: educação infantil. Brasília: Seesp, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

SOUZA, Joana Belarmino. As novas tecnologias e a “desbrailização”: mito ou realidade? In: ANAIS do SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, 2001, João Pessoa. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/~joana/textos/tecni08.html>. Acesso em: 23 Jun. 2011.

Publicado
2017-03-13
Seção
Relatos de Experiência Livres