Aspectos gerais e possibilidades educacionais na surdocegueira

  • Marcia Noronha de Mello Instituto Benjamin Constant
  • Elisangela Bernardo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

   O presente artigo se propõe uma breve reflexão sobre a importância da escolaridade na vida da pessoa com surdocegueira, pontuando alguns aspectos relacionados com as possibilidades educacionais de tais indivíduos. É resultado da apresentação realizada no I Simpósio de Práticas Educacionais do Instituto Benjamin Constant, no ano 2010, cujo objetivo era revelar as práticas educacionais desenvolvidas pelos diversos departamentos que funcionam na instituição. Alguns autores, como Piaget, Reyes, Montessori, e depoimentos de Helen Keller foram escolhidos para ilustrar e embasar nosso pensamento.

Biografias dos Autores

Marcia Noronha de Mello, Instituto Benjamin Constant

Professora do Instituto Benjamin Constant, área de Surdocegueira, pós-graduada em Saúde Mental da Infância e da Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia (Cesanta), mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). 

Elisangela Bernardo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora-adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação e da graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Referências

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Publicado
2017-03-09
Seção
Artigos Livres