Aspectos gerais e possibilidades educacionais na surdocegueira
Resumo
O presente artigo se propõe uma breve reflexão sobre a importância da escolaridade na vida da pessoa com surdocegueira, pontuando alguns aspectos relacionados com as possibilidades educacionais de tais indivíduos. É resultado da apresentação realizada no I Simpósio de Práticas Educacionais do Instituto Benjamin Constant, no ano 2010, cujo objetivo era revelar as práticas educacionais desenvolvidas pelos diversos departamentos que funcionam na instituição. Alguns autores, como Piaget, Reyes, Montessori, e depoimentos de Helen Keller foram escolhidos para ilustrar e embasar nosso pensamento.
Referências
BAUMAN, Z. Identidade. Entrevistador: Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BOLONHINI JR., Roberto. Portadores de necessidades especiais: as principais prerrogativas dos portadores de necessidades especiais e a legislação brasileira. São Paulo: Arx, 2004.
GOMES, M. R. A educação do surdocego e do deficiente múltiplo no Ines. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL; XII SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. Anais… 2007. p. 86-93.
______. Educação de surdocegos e dos deficientes múltiplos: principais aspectos. Apostila do curso de Educação de crianças e jovens surdocegos e aqueles com deficiência múltipla. Niterói: Apada, 2006.
GONÇALVES, A. Para superar a escuridão e o silêncio. O Estado de São Paulo, Caderno Vida, domingo, p. A24, 5 set. 2010.
GRUPO BRASIL. Surdocego pós-linguístico. São Paulo, 2005. Série Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial.
______. Surdocego pré-linguístico. São Paulo, 2005. Série Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial.
KELLER, Helen. A história da minha vida. Tradução de Myriam Campello. Ed. rev. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
MELLO, Márcia N. O desenvolvimento escolar e a saúde mental do indivíduo surdocego pós-linguístico. In: ______. Relato de uma experiência. Monografia (Especialização). Centro de Pós-graduação da Santa Casa de Misericórdia – Cesanta, Rio de Janeiro, 2009.
MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. 2. ed. Tradução de Pedro da Silveira. Rio de Janeiro: Portugalia Editora, [s.d.].
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação?. 7. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Ed., 1980.
REYES, Daniel. La sordoceguera: una discapacidad singular. In: La sordoceguera: una análisis multidisciplinar. 1. ed. Madri, 2004. Disponível em: <http://www.once.es/otros/sordoceguera/capitulo03htm>. Acesso em: 2 mar. 2006.
VIÑAS, Pilar G. La educacion de las personas sordocegas: diferencias y processo de mediación. In: La sordoceguera: una análisis multidisciplinar. 1. ed. Madri, 2004. Disponível em: <http://www.once.es/otros/sordoceguera/HTML/capituloo6.htm>. Acesso em: 2 mar. 2006