La lectura táctil de representaciones gráficas de barras para estudiantes ciegos
Resumen
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado do primeiro autor, no qual descrevemos como o aprendiz cego congênito, participante da pesquisa, realiza a leitura tátil de gráficos de barras. O gráfico de barras desenvolvido foi retirado de um livro didático de Matemática em tinta, produzido pelo programa Braille Fácil, pelo software MONET e artesanalmente, a partir de diferentes materiais grafotáteis. O estudo baseou-se em trabalhos e pesquisas relacionados ao ensino de Estatística, representações gráficas estatísticas e na confecção de materiais acessíveis para alunos cegos e com baixa visão, em especial grafotáteis. Para este artigo, utilizamos a metodologia qualitativa a partir de entrevistas — baseadas em tarefas —, para a coleta de dados. Os resultados emergentes dos dados coletados informaram como o entrevistado cego realizou a leitura de gráficos, os tipos representativos mais eficazes para o ensino de Estatística a alunos com deficiência visual (DV), o nível de leitura gráfica do aluno e a representação eleita para a leitura tátil. A partir dos gestos produzidos pelo aluno, percebemos como este realiza a leitura do título, dos eixos e dos valores das variáveis do gráfico. Observamos também que o estudante consegue identificar todos os elementos dos gráficos, associando-os e comparando-os às variáveis contidas. Por fim, o entrevistado informa que prefere utilizar gráficos artesanais para a realização das atividades em vez daqueles produzidos por meio da impressora braille.
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