Avaliação do desenvolvimento de crianças com baixa visão

adaptação preliminar do Inventário Portage Operacionalizado

Resumen

A adaptação de instrumentos para avaliação do desenvolvimento de crianças com deficiência visual é imprescindível para garantir a qualidade e a confiabilidade no levantamento das habilidades e competências dessas crianças. Em relação a baixa visão, é preciso atentar para os diferentes graus de comprometimento visual a fim de propor alternativas viáveis de adaptação e aplicação. O Inventário Portage Operacionalizado (IPO) adaptado para o Brasil é composto por 580 itens e avalia o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos e foi organizado em seis áreas: Estimulação Infantil; Socialização; Cognição; Linguagem; Autocuidados e Desenvolvimento Motor. Diante deste contexto, neste trabalho, o objetivo foi apresentar o procedimento inicial de adaptação do IPO especialmente para os componentes Material e Condição que compõem cada item do instrumento. A adaptação do IPO analisou os componentes: material, condição, critérios e resposta. Uma comissão de três especialistas examinou todos os itens e propôs mudanças em 248 itens para aplicação em crianças com baixa visão. As adaptações destinaram-se a acrescentar materiais com alto contraste e cores vivas, brinquedos que produzam som e livros com figuras adaptadas. As instruções gerais foram amplamente reformuladas para oferecer orientações específicas de aplicação. As instruções foram refeitas para incluir a descrição das condições do ambiente, localização e distância dos objetos e observação do comportamento visual da criança com baixa visão. As modificações constituem-se na etapa inicial da adaptação IPO visando oferecer um instrumento para avaliação do desenvolvimento dessa população.

Biografía del autor/a

Cassiana Saraiva Quintão, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Psicologia pela UFSCar.

Ana Lúcia Rossito Aiello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Citas

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Publicado
2022-01-10