Conhecendo o número

um estudo sobre o uso de Tecnologia Assistiva e materiais adaptados por estudantes cegos e/ou baixa visão

Resumen

A Educação Inclusiva no Brasil garante a igualdade de condições à matrícula na escola a todos os estudantes. Nesse contexto, a cegueira e a baixa visão são algumas das deficiências encontradas na realidade escolar. Esse artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado com o objetivo de refletir sobre o processo de construção de conceitos matemáticos iniciais com o uso de Tecnologia Assistiva (TA) e materiais adaptados por estudantes cegos e/ou baixa visão. Para contemplar esse objetivo, busca-se apoio nos conceitos de TA, na aquisição do número e em aspectos acerca da deficiência visual. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa teve como base metodológica a Análise Textual Discursiva, por meio de observações e intervenções realizadas no Atendimento Educacional Especializado com cinco estudantes do Ensino Fundamental, dois cegos e três baixa visão. São relatadas diferentes atividades realizadas pelos participantes da pesquisa na compreensão de conceitos matemáticos, envolvendo a contagem e o reconhecimento das quantidades. Com os resultados da pesquisa, pode-se inferir que, em relação a construção do conceito de número pela criança com deficiência visual, é possível relatar que ela tem os mesmos potenciais de uma criança vidente. Entretanto, é fundamental a utilização de TA e materiais adaptados para que se efetive esse conceito.

Biografía del autor/a

Maria Adelina Raupp Sganzerla, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Ulbra.

Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado
2022-01-10