A utilização dos recursos óticos em sala de aula

  • Maria Eugenia Frota da Rocha Instituto Benjamin Constant

Resumen

A partir de 1994, o atendimento à visão subnormal no INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT, ampliou-oftalmologista especializado em visão subnormal, como também com a aquisição de recursos óticos para reabilitandos. Foram adquiridos: telessistemas, lupas manuais, lupas de apoio , réguas plano-convexas e aparelhos CCTV (Closed-Circuit Television) ou Sistema de Vídeo Magnificação de Imagem (SVMI), aparelho que permite visualizar textos, manuscritos ou objetos por meio de uma câmera de televisão que projeta a imagem ampliada numa.

Biografía del autor/a

Maria Eugenia Frota da Rocha, Instituto Benjamin Constant

MARIA EUGENIA FROTA DA ROCHA é professora e Coordenadora do Programa de Atendimento à Visão Subnormal do Instituto Benjamin Constant

 

Citas

BARRAGA, Natalie, Marcia Collins, James Holls. Development of Efficiency in Visual Functioing: A Literature Analysis American Printing House for the Blind - Kentucky, 1977

BARRAGA, Natalie. Programa para Desenvolver a Eficiência no Funcionamento Visual - São Paulo Fundação Para o Livro do Cego no Brasil, 1985

CARPENTER, P. Low Vision Aids: Implications of Education. Yearbook of Special Education, Chicago, 1976

CARVALHO, Keila Miriam M., GASPARETO, R. F.Maria Elizabete., VENTURUNI, Nilze Helena et al -.

Visão Subnormal- Pedagogia em Visão Subnormal, Campinas, 1992.

CASTRO, Danilo D Monteiro. Visão Subnormal - Oftalmologia. Rio de Janeiro. Cultura Médica. 1994

CORN, Anne L. - Visual Function: A Theoretical Model for Individuals with Low Vision ,Journal of Visual Impairment & Blindness, 1983

FEYE, Eleanor E.- Clinical Low Vision. . Boston/Toronto Little Brown and Company. 1984

FONDA, G. - Management of the patient with subnormal vision. St. Louis, Mosby, 1965

FRIEDMAN, Gerald R. - Distance Low Vision Aids for Primary Level School Children, The New Outlook for the Blind, Boston, 1976

GOODRICH, Gregory L., MEHR, Edwin B., QUILLMAN, Robert D., SHAW, Helen K., e WILEY, Kenneth J. - Training and Pratice Effects in Performance with Low-Vision Aids: A Preliminary Study - American Journal of Optometry & Physiological Aids - California, 1977

WODSWORTH, B. H. - Piaget para o Professor da Pré-escola e 1º Grau - São Paulo - Editora Pioneira- Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais - 1984

GUIMARÃES ROSA, JOÃO - Manuelzão e Miguilim, Rio de Janeiro- Livraria José Olympio, 1972

Publicado
2017-04-06