Assistência fisioterápica à criança portadora de cegueira congênita

  • Maria Margarete Andrade Figueira Instituto Benjamin Constant

Resumen

 A importância da assistência fisioterápica na prevenção de complicações no desenvolvimento do sistema psicomotor, como forma de evitar grandes dificuldades sociais e laborativas no futuro.

Biografía del autor/a

Maria Margarete Andrade Figueira, Instituto Benjamin Constant

Maria Margarete Andrade Figueira, professora do Instituto Benjamin Constant.  Adaptação da monografia apresentada para Graduação no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Sociais e da Saúde do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR.

Citas

AVERY, Gordon B. Neonatologia; Fisiopatologia e Cuidado do Recém-nascido. Artes Médicas, 1978.

BOBATH, B. Atividade Postural Reflexa Anormal Causada por Lesões Cerebrais. 2ª edição. Ed. Manole, 1978.

BOBATH, K. The Motor Deficit in Patients with Cerebral Palsy. London: Heinemann Medical, 1969.

BOWER, T.G.R. The Visual World of Infants. Scientific American, 1966.

CAMPBELL, S.K. Paediatric Neurologic Physical Therapy. Churchill Livingstone, Edimburgh.

CORIAT, L.F. Maturação Psicomotora no Primeiro Ano de Vida da Criança. São Paulo: Cortez e Moraes, 1977.

ECKERSLEY, Pamela, M. Elements of Paediatric Physiotherapy. 1st ed. N. York: Churchill Livingstone, 1993.

FLEHMIG, J. Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Livraria Atheneu Editora.

GASSIER, J. Manual del Desarrollo Psicomotor del Niño. Barcelona: Toray Masson, 1983.

GESSELL e AMATRUDA. Diagnóstico do Desenvolvimento, Avaliação e Tratamento Neuropsicológico do Lactente e na Criança Pequena: o Normal e o Patológico. Livraria Atheneu Editora, 1990.

HALLIDAY, Carol. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada: do Nascimento à Idade Escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.

ILLINGWORTH, R.S. The Development of the Infant and Young Child: Normal and Abdnormal. 9th. ed. N. York: Churchill Livingstone, 1987.

KOUPERNIK, C e DAILLY, R. Development Neuro-Psychique du Nourrisson. Paris: PUF, 1980.

LAPIERRE, A. El adulto Frente al Niño de 0 a 3 anos. Barcelona: Editorial Científico-Médica, 1985.

LAPIERRE, A. La Reeducacion Física. 4ª ed. Barcelona: Editorial Científico-Médica, 1978.

LEFÉVRE. Neurologia Infantil. Livraria Atheneu Editora.

LEONHARDT, Mercè. Primera Atención: Un enfoque psicopedagógico. 1ª ed. Barcelona: Mansson S.A., 1992.

MACHADO, Angelo B.M. Neuroanatomia Funcional. Livraria Atheneu, 1980.

MASSON, Suzanne. Generalidades sobre a Reeducação Psicomotora e o Exame Psicomotor. São Paulo: Manole Ltda.

PEIPER, A. Cerebral Function in Infancy and Childhood. New York: Consultans Bureau, 1963.

RAMOS, Aidyl M. de Queiroz Pérez. Estimulação Precoce: Informações Básicas aos Pais e aos Profissionais. Brasília: MEC, Departamento de Documentação e Divulgação, 1978.

SAINT-ANNE Dorgassies S. Neurodevelopmental Symptoms During the First Year of the Life: Essential Landmarks for Each Key Age. Dev. Med. Child Neurol., 1972.

SAMARÃO, J. B. Bases do Tratamento por Estimulação Precoce da Paralisia Cerebral. São Paulo: Memman, 1992.

SWALLOW, R. e POULSEN, M. Cognitive Development of Young Visually Handicapped Children. Help me Become Everything I Can Be. Minneapolis: M. Mulholland, 1978.

Publicado
2017-04-06