Deficiência visual e educação sexual: a trajetória dos preconceitos - ontem e hoje

  • Maria Alves de Toledo Bruns Universidade de São Paulo

Resumen

 O objetivo deste estudo foi conhecer e compreender a orientação sexual propiciada por mães de filhos portadores de deficiência visual. na perspectiva fenomenológica, analisaram-se vinte discursos de mães de deficientes visuais. as recorrências nos vários discursos permitiram conhecer que a desinformação sobre a sexualidade em geral impede o diálogo entre mãe e filho(a). estas recorrências evidenciam igualmente que a repressão sexual alicerça os estigmas e os preconceitos da educação sexual de deficientes visuais.

Biografía del autor/a

Maria Alves de Toledo Bruns, Universidade de São Paulo

Maria Alves de Toledo Bruns é doutora em Psicologia Educacional e docente do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto.

Citas

ARANHA, M. A. V., MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1987.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BERNARDI, M. A Deseducação Sexual. São Paulo: Summus, 1985.

BEAUVOIR, S. A Velhice: a Realidade Incômoda. As relações com o mundo. v. 2. 2. ed. São Paulo: Difel, 1976.

BONDER, N. A Cabala da Inveja. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

BRANCO, L.C. O Que é Erotismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRUNS, M. A. T., GRASSI, M. V. F. C. A Liberdade Sexual Feminina: o Fardo e a Leveza. In: Revista Viver Psicologia. São Paulo: Pereira de Castro, ano I, n. 11, 1993

Publicado
2017-04-05