Orientação e mobilidade: alguns aspectos da evolução da autonomia da pessoa deficiente visual

  • José Alberto Moura e Castro Universidade de Porto - Portugal

Resumen

 Neste artigo, escrito em português de Portugal, apresentamos a evolução dos instrumentos utilizados por deficientes visuais e o crescimento da disciplina Orientação e Mobilidade ao longo da história.

Biografía del autor/a

José Alberto Moura e Castro, Universidade de Porto - Portugal

José Alberto Moura e Castro é professor associado da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto – Portugal.

Citas

COON, N. A Brief History of Guide Dogs for the Blind. The seeing Eye lnc. New Jersey: 1959.

CURTIN, G. T. Mobility - social and psychological implications. The New Outlook, v. 56, n. 2: 5-9, 1962.

DOLANSKI, W. Les Aveugles possèdent-ils le "sens des obstacles”? L 'Anne Psychologique., v. 31:1-51, 1930.

DIDEROT, D. Letter on the Blind. En Early philosophical works, traduzido por M. Jourdian. Chicago Y Londres: Open Court Publishing Co., p. 66-141, 1916.

DRESSLER, T. On the pressure sense of the drum of the ear and "facial vision". The American Journal of Psychology, p. 344-350, 1893.

GRIFFIN, D. R.; GALAMBOS, R. The Sensory basis of obstacle avoidance by flying bats. Journal of experimental zoology, v.86, p. 481-506, 1941.

GRIFFIN, D. R. Listening in the Dark. New Haven, Conn: Yale U. Press, 1958.

HAYES, S. P. "Facial Vision" the sens of the obstacles. Perkins Publications, v 12, p. 1-45, 1935.

HAYES, S. P. A psicologia da cegueira. In: Textos de Apoio à disciplina de Metodologia 11 (Org. por J. Moura e Castra). Porto: Faculdade de Ciências de Desporto e de Educação Física (documentos de circulação interna), (s/d).

HOOVER, R. E. Blindness: modem approaches to the unseen environment. Ed. Paul A. Zahl. Princeton University Press, 1950.

HILL, E. W. Orientation and Mobility in: Scholl, G. T. (Ed.), Foundations of Education for Blind and Visually Handicapped Children and Youth. New York: American Foundation for the Blind, p. 315- 340, 1986.

KENDLER, H Introdução à Psicologia. 5a ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, v. ll, 1980.

KELOGG, W. N. Sonar system of the blind. Science, v. 137, p. 399-404, 1967.

LEVY, W. H. Blindness and the Blind. Londres: De Chapman and Hall, 1872.

MOURA E CASTRO, J. A. Estudo da Influência da Capacidade de Resistência Aeróbia na Orientação e Mobilidade do Cego. In Livros SNR nQ3. Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação, 1994.

NOVICK, A. Echolocation in bats: sone aspects of pulse design. Amer, Scientist, v. 59, p. 198-209, 1971.

PEREIRA, L. M. Caracterização do desenvolvimento psicomotor da criança cega ou com visão residual segundo várias perspectivas. In Educação Especial e Reabilitação, v. 1(1), p. 24-30, 1989.

ROBERTS, F. K. (1986): Education for the Visually Handicapped: A Social and Educational History in: Scholl. 6a ed. New York: American Foundation for the Blind, Foundations of Education for the Blind and Visually Handicapped Children and Youth, p. 1- 18, 1986.

RICE, C. E. Human echo perception. Science, v. 155, p. 656-664, 1967.

SUPA, M.; COTZIN, M; DALLENBACH, K. M. Facial Vision: The perception of obstacles by the blind. Amar, J. Psychol, v. 57, p. 133-183, 1944.

THORNTON, W. Cure in arder to Blindness. Londres: Hodder & Stoughton, 1968.

OORHEES, A. (1962): Tendencias profesionales en la ensefianza de la mivilidad. The New Outlook, v. 56 (1), p. 2-7, 1962.

WORCHEL, P.; DALLENBACH, K. M. "Facial vision": Perception of obstacles by the deaf-blind. Amer, J. Psychol, v. 60, p. 502-553, 1947.

Publicado
2017-04-05