Saúde ocular de alunos de escolas públicas: uma experiencia localizada em bairros da zona sul do município do Rio de Janeiro

  • Rogério Neurauter Instituto Benjamin Constant
  • Marcelo Martins Ferreira Jr. Instituto Benjamin Constant
  • Luiz Carlos de Almeida Botelho Instituto Benjamin Constant

Resumen

Os autores realizaram uma avaliação de problemas oculares visando prevenção de perdas visuais em dez escolas municipais (CA e 1a série do 1º grau) dos bairros de Copacabana e Urca no Rio de Janeiro. Voluntários treinados e médicos avaliaram 1.144 escolares, em primeira instância, quanto a visão (acuidade visual) e ao exame ocular externo; e, em segunda instância, aqueles que apresentavam anormalidade, 172 (15,03%), com exames de refração (verificação do grau), pesquisa de binocularidade e fundoscopia (fundo do olho). Foram fornecidos 57 óculos aos que necessitavam (4,98%) e 32 casos de patologia (doença) foram agendados para tratamento (2,79%).

Biografía del autor/a

Rogério Neurauter, Instituto Benjamin Constant
Oftalmologista do IBC
Marcelo Martins Ferreira Jr., Instituto Benjamin Constant
Oftalmologista do IBC
Luiz Carlos de Almeida Botelho, Instituto Benjamin Constant
Oftalmologista do IBC

Citas

MILTON R. A. & NEWTON K. J. Manual de instruções. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Campanha Nacional de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, 1998.

COUTO Jr., A. S. Considerações preliminares sobre a identificação das deficiências visuais em pré-escolares e escolares. Monografia de conclusão do Curso de Pós–Graduação em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 1992.

ALBERTO, F.L. et al. Estudos das condições oculares em uma população de estudantes do 1º grau na cidade de Ribeirão Preto. São Paulo: Arq. Bras. de Oftalmologia, v. 55, fasc. 4, 1992.

VIEIRA, C. & RODRIGUES, M.L.V. Prevenção da cegueira nas escolas rurais da região de Santa Bárbara do Oeste. São Paulo: Arq. Bras. de Oftalmologia, v. 55, fasc. 4, 1992.

SUZUKI, C. K. & NETO, E. S. Estudo da acuidade visual de escolares da rede estadual e da rede particular de ensino no município de Barueri. São Paulo: Arq. Bras. de Oftalmologia, v. 55, fasc. 4, 1992.

SUZUKI, C. K. et al. Saúde ocular de alunos de primeira à oitava séries do primeiro grau de escolas estaduais de São Paulo. São Paulo: Arq. Bras. de Oftalmologia, v. 59, fasc. 4, 1996.

ROSSI, A. G. et al. Avaliação oftalmológica em 1.000 crianças escolares da rede municipal de Santa Maria. Porto Alegre: Arq. Bras. de Oftalmologia, v. 59, fasc. 4, 1996.

FUNDAÇÃO HÍLTON ROCHA. Ensaio sobre a problemática da Cegueira. Prevenção, Recuperação, Reabilitação, 1987.

Publicado
2017-04-04