Assistência fisioterápica à criança portadora de cegueira congênita

  • Maria Margarete Andrade Figueira Instituto Benjamin Constant

Resumen

A importância da assistência fisioterápica na prevenção de complicações no desenvolvimento do sistema psicomotor, como forma de evitar grandes dificuldades sociais e laborativas no futuro

Biografía del autor/a

Maria Margarete Andrade Figueira, Instituto Benjamin Constant

Maria Margarete Andrade Figueira, professora do Instituto Benjamin Constant. Adaptação da monografia apresentada para Graduação no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Sociais e da Saúde do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR).

Citas

AVERY, Gordon B. Neonatologia; fisiopa tologia e cuidado do recém-nascido. Artes Médicas, 1978.

BOBATH, B. Atividade postural reflexa anormal causada por lesões cerebrais. 2ª edição. São Paulo: Manole, 1978.

BOBATH, K. The motor deficit in patients with cerebral palsy. London: Heinemann Medical, 1969.

BOWER, T.G.R. The visual world of infants. Scientific American, 1966.

CAMPBELL, S.K. Paediatric neurologic physical therapy. Churchill Livingstone,

Edimburgh.

CORIAT, L.F. M aturação psicomotora no primeiro ano de vida da criança. São

Paulo: Cortez e Moraes, 1977.

ECKERSLEY, Pamela, M. Elements of paediatric physiotherapy. 1st ed. N. York:

Churchill Livingstone, 1993.

FLEHMIG, J. D esenvolvimento normal e seus desvios no lactente. Livraria

Atheneu Editora.

GASSIER, J. Manual del desarrollo psicomotor del niño. Barcelona: Toray Masson,

GESSELL & AMATRUDA. Diagnóstico do desenvolvimento, avaliação e tratamento neuro psicológico do lactente e na criança pequena: o normal e o

patológico. Livraria Atheneu Editora, 1990.

HALLIDAY, Carol. Crescimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança

visualmente incapacitada: do nascimento à idade escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.

ILLINGWORTH, R.S. The development of the infant and young child: normal and

abdnormal. 9th. ed. N. York: Churchill Livingstone, 1987.

KOUPERNIK, C & DAILLY, R. Development neuro-psychique du nourrisson. Paris: PUF, 1980.

LAPIERRE, A. El adulto frente al niño de 0 a 3 anos. Barcelona: Editorial

Científico-Médica, 1985.

LAPIERRE, A. L a reeducacion física. 4ª ed. Barcelona: Editorial Científico-Médica,

LEFÉVRE. Neurologia infantil. Livraria Atheneu Editora.

LEONHARDT, Mercè. Primera atención: un enfoque psicopedagógico. 1ª ed.

Barcelona: Mansson S.A., 1992.

MACHADO, Angelo B.M. Neuroanatomia funcional. Livraria Atheneu, 1980.

MASSON, Suzanne. Generalidades sobre a reeducação psicomotora e o exame

psico motor. São Paulo: Manole Ltda.

PEIPER, A. C erebral function in infancy and childhood. New York: Consultans

Bureau, 1963.

RAMOS, Aidyl M. de Queiroz Pérez. Estimu lação precoce: informações básicas

aos pais e aos profissionais. Brasília: MEC, Departamento de Documentação e

Divulgação, 1978.

SAINT-ANNE Dorgassies S. Neurodevelopmen tal symptoms during the first year

of the life: Essential Landmarks for Each Key Age. Dev. Med. Child Neurol., 1972.

SAMARÃO, J. B. Bases do tratamento por estimulação precoce da paralisia

cerebral. São Paulo: Memman, 1992.

SWALLOW, R. & POULSEN, M. Cognitive development of young visually handicapped children. Help me Become Everything I Can Be. Minneapolis: M. Mulholland, 1978.

Publicado
2017-03-30