Algumas considerações a respeito do sistema tátil de crianças cegas ou de visão subnormal

  • Francisco José de Lima Universidade de São Paulo
  • José Aparecido da Silva Universidade de São Paulo

Resumen

O presente artigo trata da necessidade de se pesquisar sobre o sistema tátil. Cita alguns estudos brasileiros e internacionais relevantes sobre o sistema háptico. Aponta vieses científicos na interpretação de dados em algumas pesquisas sobre a produção e o reconhecimento de desenhos por cegos congênitos. Sugere algumas questões importantes e necessárias a serem investigadas, para um melhor conhecimento do tato e da capacidade háptica de sujeitos com limitação visual.

Biografía del autor/a

Francisco José de Lima, Universidade de São Paulo

Francisco José de Lima é doutorando em Psicologia (área de Psicofísica Sensorial) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Preto — FFCLRP/USP. 

 

José Aparecido da Silva, Universidade de São Paulo

José Aparecido da Silva é professor titular do Departamento de Psicologia e Educação e Diretor da FFCLRP/USP.

Citas

HELLER, M. A. Picture and pattern perception in the sighted and blind: The

advantage of the late blind. Perception, 18: 379-389, 1989.

HELLER, M.; CALCATERRA J. A.; GREEN, S. & LIMA, F. J. The eff ect of orientation on Braille recognition in persons who are sighted and blind . In: Journal of

Visual Impairment & Blindness, no. 7, volume 93: 416-419, 1999.

HELLER, M. A. Haptic perception in blind people . In: The psychology of touch (pp.

-261). M. A. Heller and W. Schiff (Eds.), Hillsdale/NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1991.

KATZ, D. The World of Touch . L. E. Krueger (Trans.), Hillsdale, N. J., Erlbaum, 1989.

LEDERMAN, S. J., & KLATZKY, R. L. Hand movements : A window into haptic object recognition. Cognitive Psychology, 19: 342-368. 1987.

LEDERMAN, S. J.; KLATZKY, R. L. & BARBER, P. O. Spatial and movement-based heuristics for encoding pattern information through touch . Journal of

Experimental Psychology: General, 114: 33-49, 1985.

LEDERMAN, S. J.; KLATZKY, R. L.; COLLINS, A. & WARDELL, J. Exploring

environments by hand or foot : Time-based heuristics for encoding distance in

movement space. Journal of Experimental Psychology: General, 13: 606-614,

LIMA, F. J. Representação mental de estímulos táteis . Dissertação (Mestrado) -

Faculdade de Filosofi a Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de

São Paulo. Ribeirão Preto. 166p. 1998.

—— Questão de postura ou de taxonomia ? uma proposta. Benjamim Constant/Instituto Benjamim Constant/MEC. Centro de Pesquisa, Documentação e Informação. Rio de Janeiro: IBCENTRO, 2000.

LIMA, F. J & DA SILVA, J. Haptic identifi cation of twenty-two common objects :

the infl uence of distractors (resumo publicado). In: A Psychonomic Society

Publication, Philadelphia, Pennsylvania/USA. p. 21, 1997.

—— O desenho em relevo : uma caneta que faz pontos. Arquivos Brasileiros de

Psicologia, 50, 1/2: 144-151, 1998.

LIMA, F. J.; HELLER, M. & DA SILVA, J. Recodifi cação da captura háptica de

objetos tangíveis para uma transcrição pictórica . Arquivos Brasileiros de Psicologia, 50- 1/2: 124- 143, 1998a.

—— Drawings by the blind . Resumo publicado na Conference on Representation and Blindness. Republica di San Marino. 1998b.

LOOMIS, J. & LEDERMAN, S. Tactual perception . In: K. Boff, L. Kaufman, & J.

Thomas (Eds.), Handbook of human perception and performance . New York: Wiley, 1986.

MARSTON, J. R. & GOLLEDGE, R. Removing functional barriers : public transit

and the blind and vision impaired, 1997.

MILLAR, S. Spatial memory by blind and sighted children . British Journal of

Psychology, 66: 449-459, 1975.

MORSLEY, K., SPENCER, C. & BAYBUTT, K. Two techniques for encouraging

movement and exploration in the visually impaired child . British Journal of

Visual Impairment, 9: 75-78, 1991.

OKA, C. M. Mapas táteis são necessários ? Pôster apresentado no IX Congresso

Brasileiro de Educadores de Defi cientes Visuais. Guarapari/ES. 1999. (Cópia

eletrônica cedida ao primeiro autor, em comunicação pessoal, em janeiro de 2000.)

REVESZ, G. The psychology and art of the blind . London: Longmans Green,1950.

ROSA, A. & OCHAÍTA, E. Psicologia de la ceguera . Madrid: Alianza Psicologia,

SCHIFF, W. & FOULKE, E. Tactual perception : a sourcebook. New York: Cambridge University Press, 1982.

SPENCER, C.; BLADES. M. & MORSLEY, K. The child in the physical

environment : the development of spatial knowledge and cognition. Chichester:

Wiley, 1989.

UNGAR, S.J.; BLADES. M. & SPENCER, C. The role of tactile maps in mobility

training . British Journal of Visual Impairment, 11: 59-62, 1993.

—— Visually impaired children’s strategies for memorizing a map . British

Journal of Visual Impairment, 13: 27-32, 1995.

—— The ability of visually impaired children to locate themselves on a tactile map . Journal of Visual Impairment and Blindness, 90: 526-535, 1996a.

—— The construction of cognitive maps by children with visual impairments .

In: Portugali, J. (ed) The Construction of Cognitive Maps. Dordrecht: Kluwer

Academic Publishers, 1996b.

UNGAR, S.; BLADES, M.; SPENCER, C. & MORSLEY, K. Can visually impaired

children use tactile maps to estimate directions ? Journal of Visual Impairment & Blindness, 88: 221-233, 1994.

UNGAR, S.; ESPINOSA, A.; BLADES, M.; OCHAÍTA, E. & SPENCER, C. Blind and visually impaired people using tactile maps . Proceedings of the Association of

American Geographers Annual Meeting, Charlotte, North Carolina: Association

of American Geographers, 1996.

ZEDU, P. M. M.; YANO, A. M.; SOUZA, F. F & DA SILVA, J. A. Percepção visual e tatual-cinestésica de comprimento, área e volume em observadores normais e cegos . Psicologia: Teoria e Pesquisa. 8 (2): 253 –266, 1992.

Publicado
2017-03-30