Vendo filmes com o coração: o projeto vídeo-narrado

  • Maria Criatina Loiola Martins Centro Cultural Louis Braille

Resumen

O Centro Cultural “Louis Braille” de Campinas desenvolveu, no ano de 1999, o projeto vídeo-narrado, que consistiu na exibição semanal de filmes de longa metragem em fitas de vídeo, a jovens e adultos cegos ou com visão subnormal, com o auxílio de uma narradora. Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir sobre a atividade e suas relações com o processo de inclusão social de pessoas com deficiência visual. Para tanto, foram entrevistados treze usuários da entidade, sendo sete homens e seis mulheres, com idades variadas entre 14 e 49 anos, dos quais 30% haviam concluído o ensino médio e um era membro da administração da entidade. Com as respostas dos usuários, foi possível verificar que a apreciação da atividade atingiu 100% dos entrevistados, e que repercutiu positivamente em suas vidas, principalmente em relação à sua participação nos grupos sociais a que pertenciam. 

Biografía del autor/a

Maria Criatina Loiola Martins, Centro Cultural Louis Braille

Maria Cristina Loiola Martins é pedagoga, pós-graduada com o curso de especialização em Deficiência Visual e Surdez, ministrado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Trabalha no Centro Cultural “Louis Braille” de Campinas como Técnica em locomoção

Citas

COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A . org. Desenvolvimento Psicológico e Educação I. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KAUCHAKJE, S. Inclusão: uma Perspectiva social e da Conquista dos direitos. In Mobilidade, Comunicação e Educação: Desafios à Acessibilidade. Campinas: WUA editora, 1999.

Publicado
2017-03-29
Sección
Artículos