Linguagem e corpo na deficiência visual

  • Anamaria Attié Figueira Universidade Estadual do Rio de janeiro

Resumen

Com apoio em alguns autores, introduziremos alguns elementos da temática do corpo como forma de expressão para o deficiente visual.

 

Biografía del autor/a

Anamaria Attié Figueira, Universidade Estadual do Rio de janeiro

Anamaria Attié Figueira é mestranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa em Educação Especial.

Citas

BENJAMIM, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Ed.Brasiliense, 1986

CANGUILHEM, G. O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária. 1990.

CARMO, A. A. do A Sociedade brasileira cria, recupera e discrimina. Campinas, SP. Editora da UNICAMP. Tese de doutorado. Faculdade de Educação da UNICAMP. 1989.

CASTILHO, J. Percebendo o corpo dentro. In: O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

GARCIA, R. L. Um livro sobre o corpo. In: O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FIGUEIRA, A.A. & SOUZA, J.R. Relatório de estágio super visonado de Psicologia Social. Apresentado ao professor L.A. Lastória. UNIMEP. 1997.

KAPLAN & SADOCK, H. & B. Compêndio de Psiquiatria. Ciências comportamentais, psiquiatria clínica. (632-635) Terapia comportamental. 1993.

KENSKI, V.M. Múltiplas linguagens na escola. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

KUPHER, M. C. Freud e a Educação: o mestre impossível. São Paulo: Scipione, 1989.

LAPIERRE, A. & AUCOUTURIER, B. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Trad. de Márcia Lewis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

OLIVEIRA, M. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982

RAJAGOPALAN, K. Corpo e Sentido numa perspectiva desconstrutivista. In Corpo e Sentido. São Paulo:Editora da Unesp. 79-84. 1966.

ROUANET, S.P. Teoria crítica da psicanálise. São Paulo: USP. 1989.

SACKS, O. Um Antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1970.

SILVA, Tomas Tadeu Teoria Educacional Crítica em Tempos Modernos. Artes Médicas, 1993.

SOARES, C. O Corpo moldado: a limpeza e a utilidade. In Ima gens da Educação no Corpo. Campinas: Ed. Autores Associados. 1998.

SMOLKA, A. A Linguagem e o outro no espaço escolar. Campinas:

Papirus. 1993.

SKINNER,B.F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1982.

SKINNER, B.F. Ciência e comportamento. São Paulo: Martins Fontes. 2000.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. (Cap. lido: O Desenvolvimento dos conceitos científicos na infância.) São Paulo: Martins Fontes, 1995.

VIANNA & CASTILHO, A & J Percebendo o corpo In: O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

Publicado
2017-03-29
Sección
Artículos