A importância dos pais na educação segundo a percepção de universitários deficientes visuais

  • Mário Lúcio de Lima Nogueira Instituto Benjamin Constant

Resumen

O presente trabalho é parte do resultado de uma pesquisa que entrevistou portadores de necessidades educacionais especiais que, apesar de todas as adversidades, lograram alcançar êxito no processo educacional chegando ao nível superior, buscando, através de suas falas, identificar possíveis formas de melhorar a formação dos professores da rede regular de ensino no que diz respeito à avaliação, análise, crítica e acompanhamento da situação ensinoaprendizagem destes alunos especiais em suas salas de aula, atendendo às suas especificidades e tornando possível a construção efetiva de uma educação inclusiva.

Biografía del autor/a

Mário Lúcio de Lima Nogueira, Instituto Benjamin Constant

Mário Lúcio de Lima Nogueira é mestre em Educação e psicopedagogo e especialista em Educação Especial.

Citas

FONSECA, V. Educação Especial: programa de estimulação precoce. Uma

introdução às idéias de Feuerstein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de

Janeiro: Sette Letras, 1998.

KIRK, S. & GALLANGHER, J. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MARCHESI, A. & MARTÍN, E. Interação social e aprendizagem. In: COLL, C.;

PALACIOS, J. & MARCHESI, Á. Desen vo l v imento Psicológico e Educação:

necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Vol 3. Porto Alegre:

Artes Médicas, 1995.

NUNES, L. R. P., GLAT, R. et al. Pesquisa em educação especial na pós-graduação.

Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

PICHON-RIVIÈRE, E. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro:

WVA, 1997.

Publicado
2017-03-29
Sección
Artículos