Educação, cidadania e exclusão à luz da educação especial - retrato da teoria e da vivência

  • Simone Rocha Matos Instituto Benjamin Constant

Resumen

Este trabalho apresenta uma breve retrospectiva histórica da Educação Especial no mundo e no Brasil, seu contexto e a evolução da educação integrada à educação inclusiva, mostrando a realidade vivenciada por uma aluna portadora de necessidade educativa especial, sua trajetória e reflexões acerca das resoluções, posturas e práticas dos docentes, discentes e profissionais envolvidos no curso de Pedagogia, buscando ajudar para a compreensão e prática dos profissionais da educação inclusiva.

Biografía del autor/a

Simone Rocha Matos, Instituto Benjamin Constant

Simone Rocha Matos é Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Mestranda na linha de Educação Especial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e professora de Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant

Citas

BRASIL: MEC/INEP. Plano Nacional de Educação e do Desporto. Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA e Linha de Ação Sobre Necessidades

Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Ensino inclusivo/Educação (de qualidade)

para todos. Revista Integração, MEC N167 20/1998.

MAZZOTTA, M. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Resolução aprovada em

assembléia geral sobre Normas Uniformes pela Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiências. Washington, 1994.

(mimeo). SÁ, Elizabeth Dias. Necessidades educacionais especiais na Escola

Plural. Anais do 2º Encontro sobre Inclusão – Qualidade de Ensino Para Todos.

Promovido pelo grupo 25 – SP. Set / 99.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Política Nacional de Educação

Especial. Brasília: MEC/Seesp, 1994.

Publicado
2017-03-28
Sección
Artículos