Projeto Drummath - uma perspectiva walloniana no ensino da matemática para deficiente visual através de sons e ritmos
Resumen
Este artigo apresenta uma nova proposta metodológica para o ensino da matemática da Educação Infantil, junto ao deficiente visual. Através de atividades motoras e de caráter rítmico, que utilizam apenas a audição como sentido de percepção, a proposta do autor busca não apenas possibilitar a boa compreensão dos conceitos matemáticos por parte dos alunos. Fundamentado na teoria da psicogênese de Henri Wallon, o DRUMMATH busca também promover um salto qualitativo dos aspectos motor e cognitivo dos alunos conforme propõe a teoria walloniana.
Citas
ERGSON, H. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São
Paulo: Martins Fontes, 1999.
CABRAL, S.V. Psicomotricidade Relacional: Prática Clínica e Escolar. Rio de Janeiro: RevinteR, 2001.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. Rio de Janeiro: Ática, 2001.
COLL, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação–necessidades educativas
especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v.3
DANTAS, H. A Infância da Razão: uma introdução à psicologia da inteligência de
Henri Wallon. São Paulo: Manole, 1990.
DANTAS, H. et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão.
São Paulo: Summus, 1992.
FONSECA, V. Manual de Observação Psicomotora: Significação Psiconeurológica dos Fatores Psicomotores. Porto Alegre: Artmed, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética da Educação Infantil. Petrópolis: Vozes, 2000.
JAPIASSU, H; MARCONDE, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artmed, 1995.
_________. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento até os 6 anos: a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Artmed, 1992.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação
Fundamental/Secretaria de Educação Especial. Parâmetros curriculares nacionais,
Adaptações Curriculares: Ensino de primeira a oitava série – Estratégias para a
Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.
MORIN, E. O Método 3. Porto Alegre: Sulina, 1999.
_________. A Cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
WALLON, H. A Evolução Psicológica da Criança. Rio de Janeiro: Editorial Andes, 1971.
_________. A Origem do Caráter na Criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
_________. As Origens do Pensamento da Criança. São Paulo: Manole, 1989.
ZUHRT, R. Desenvolvimento Motor da Criança Deficiente. São Paulo: Manole, 1983.