GeuMETRIA = EU + GEOMETRIA: Ensinando (noções de) Geometria Plana Através da Orientação e Mobilidade
Resumen
Diante de dificuldades encontradas por alunos deficientes visuais incluídos no sistema regular de ensino no tocante a determinadas disciplinas, em particular a Matemática, este trabalho pretende mostrar como um professor de Orientação e Mobilidade pode ajudar no ensino de Geometria quando está ensinando algumas técnicas dessa área.
Citas
BARBOSA, P. M. O Estudo da Geometria. Revista Benjamin Constant, n° 23,
p. 14 – 22, Rio de Janeiro: Agosto de 2003.
BIGODE, Antônio J. L. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
BRASIL.MEC. Programa Nacional de apoio à educação de deficientes visuais:
Orientação e Mobilidade – Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC/SEE, 2002.
MACHADO, Antonio dos S. Matemática: temas e metas. São Paulo: Atual,
MACHADO, Nilson J. Matemática e língua materna. São Paulo, Cortez: 1993.
SAMPAIO, Antonio L. e CHAVES, Sandra M. Jogos e teoremas de
Matemática. Sobral – Ce, FACIB, 2003.