Um laboratório de educação a distância para pessoas com necessidades especiais (IBC-LED)

  • Fátima Maria Azeredo Melca Instituto Benjamin Constant
  • Gerson Fonseca Ferreira Instituto Benjamin Constant

Resumen

 

 

 

A sociedade brasileira é formada por grupos étnica e culturalmente diversos, com desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais, e os determinantes de classe social, raça e gênero atuando de modo marcante. Estudos têm mostrado que, dentre os excluídos, há uma parcela significativa da sociedade constituída por pessoas com necessidades especiais. O sistema educacional brasileiro preconiza uma educação para todos, uma escola heterogênea, pluralista e acolhedora a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Acredita-se que projetos de Educação a Distância, associados às Tecnologias de Informação e Comunicação, possam oferecer relevantes contribuições à educação nacional. O IBC-LED propicia um ambiente virtual de aprendizagem, que possibilita a inclusão de pessoas com necessidades especiais, a formação, o aperfeiçoamento e a atualização de estudantes e profissionais, com ênfase na área da deficiência visual.

Biografía del autor/a

Fátima Maria Azeredo Melca, Instituto Benjamin Constant

Fátima Maria Azeredo Melca é Coordenadora do Laboratório de Educação a Distância do Instituto Benjamin Constant. 

Gerson Fonseca Ferreira, Instituto Benjamin Constant

Gerson Fonseca Ferreira é Coordenador Geral de Informática do Instituto Benjamin Constant

 

Citas

BLOIS, M.M. Reencontro com Paulo Freire e seus amigos. Niterói: Fundação Euclides da Cunha, 2005.

_______. Do Ensino por Correspondência à Internet - A Busca da Democratização do Conhecimento. Revista CREAD, Miami, n.9, p.29-38, 2000.

BRASIL. Lei n° 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

______.Constituição Federal Brasileira, 1988.

______. Decreto Lei 2494 de 10/02/1998.

______. Decreto Lei 2561 de 27/04/1998.

______. Decreto Lei 5296 de 21/12/2004.

______. Plano Nacional de Educação, 2000.

______. Portaria Ministerial nº 301 de 07/04/1998.

______. Resolução 1/2001. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Brasília: CNE/CEB, 2001.

_______.Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância - 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/ publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home&UserActiveTemplate=4abed. Acessado em agosto de 2005.

BUENO, J. G. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 3. n.5, 7-25, 1999.

CANEN, A. Pedagogia e pluralidade cultural : eixo na formação de professores . Caderno de Pesquisas n.102 p.89 a 107. Novembro 1997.

CONDORCET, B. Webvox - Um Navegador Para A World Wide Web Destinado A Deficientes Visuais. Rio de Janeiro - RJ- 2001. Dissertação (Mestrado em Informática), UFRJ IM/NCE.

DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Plano de Ação para satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (Jomtien, Tailândia, 1990).

DRUCKER, P. Exame Digital 2000 - Entrevista do Autor. Disponível em <http://www.edumax.com.br/>. Arquivo capturado em: setembro de 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975

Foley, D. J P. Discurso de D. John Patrick Foley na primeira fase da Cúpula Mundial da Sociedade de Informação, Ginevra, 11/12/2003) Disponivel em: http://www.vatican.va/roman_curia/secretariat_state/2003/index_po.htm. Acessado em agosto de 2005.

GARDNER, H. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1995.

_________.Capacitação de professores: pré-requisito para uma escola aberta à diversidade. Revista Souza Marques, vol. I, 16-23, 2000.

__________. & NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração. vol. 24, ano 14; Brasília: MEC/SEESP, 22-27, 2002.

__________. & OLIVEIRA, E. da S. G. Adaptações Curriculares. Relatório de consultoria técnica, projeto Educação Inclusiva no Brasil: Desafios Atuais e Perspectivas para o Futuro. Banco Mundial, 2003. Disponível em: http://www.cnotinfor.pt/inclusiva. Acessado em dez./2003

GOFFREDO, V. F. S. Integração ou segregação: o discurso e a prática das escolas públicas da rede oficial do Município do Rio de Janeiro. Revista Integração, 4 (10), 127-128, 1992.

MELCA, F.M.A. Educação Corporativa: uma alternativa para a educação continuada. Rio de Janeiro - RJ, 2004, 142 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

SASSAKI, R. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. RJ: WVA, 1998

SIROTSKY, N.P. "Ganhos com o Uso de Diferentes Mídias" publicado na seção Administração e Serviços do Jornal GAZETA MERCANTIL de 28/10/94, p.30.Cultura Econômica, 1994.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

_____________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado
2017-03-21
Sección
Artículos