Melhorando habilidades sociais de crianças com deficiência visual: um programa de intervenção para mães

  • Maura Glória de dos Freitas Universidade Estadual de Londrina
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos

Resumen

 Estudos têm destacado o importante papel dos pais para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo de crianças deficientes visuais. Há evidências de que essas crianças têm dificuldades para interagir, de formas socialmente competentes, com seus colegas e adultos, o que está freqüentemente relacionado não com a deficiência em si, mas com a ausência de contextos estimulantes que favoreçam tais aprendizados. A família é um contexto particularmente relevante para a criança aprender diversos comportamentos, incluindo-se os sociais, especialmente quando os pais são preparados para esta tarefa. Assim, considera-se que, ensinando-se habilidades sociais e educativas aos pais, é possível prepará-los para criarem situações e interações mais efetivas com seu filho deficiente visual, como uma forma de promover comportamentos sociais. Este artigo apresenta um programa de intervenção com mães de crianças deficientes visuais. Os resultados mostraram diferenças significativas entre crianças cujas mães participaram do programa, comparadas àquelas que não participaram. Algumas questões relativas a esse tipo de intervenção, seus resultados e implicações para o desenvolvimento de crianças deficientes visuais são discutidas.

Biografía del autor/a

Maura Glória de dos Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Maura Glória de Freitas é doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-SP, professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina - PR.

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

 Zilda Aparecida Pereira Del Prette é professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, pesquisadora nível I-A do CNPq e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. 

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Almir Del Prette é professor titular (voluntário) vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador nível I do CNPq. 

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Publicado
2017-03-20
Sección
Artículos