Desenho geométrico e deficiência visual

  • Jorge Carvalho Brandão Instituto dos Cegos de Fortaleza

Resumen

O presente artigo é fruto de pesquisa qualitativa realizada durante três semestres na disciplina de Desenho Geométrico, oferecida para alunos da Licenciatura em Matemática da UECE. A disciplina teve parte de seu conteúdo adaptado para pessoas cegas. Foram realizadas observações participantes bem como entrevistas não-diretivas com o intuito de averiguar se os discentes sabiam o que estavam construindo geometricamente e se tinham condições de lecionar desenho geométrico, no Ensino Fundamental, para alunos com deficiência visual. Percepção espacial e confecção e resolução de situações-problema foram critérios adotados pelo pesquisador com objetivo de analisar a aprendizagem. Dos 54 alunos acompanhados, percebeu-se que 37 tiveram desempenho satisfatório (sabiam fazer e explicar construções geométricas bem como confeccionar situações-problema).

 

Biografía del autor/a

Jorge Carvalho Brandão, Instituto dos Cegos de Fortaleza
Jorge Carvalho Brandão é Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Professor Substituto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Professor de Orientação e Mobilidade da EEF, Instituto dos Cegos de Fortaleza.

Citas

ABBELLÁN, R. M. et al. Discapacidad visual: desenrollo, comunicación e intervención. Madri. Grupo Editorial Universitario. 2005

BARBOSA, P. M. O estudo da geometria. Benjamin Constant, Rio de Janeiro n. 23, p. 14-22, agosto de 2003.

BARBOSA, Jane. A prática pedagógica no ensino superior. Rio de Janeiro: UCB/CEP, 2006.

BAUMEL, Roseli C. Rocha de C. et al. Integrar e Incluir -- desafio para a escola atual. São Paulo: FEUSP. 2001.

BICUDO, Maria A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP. 1999.

BRANDÃO, Jorge C. Geumetria = Eu + Geometria. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 28, p.16-21, agosto de 2004.

_______ Matemática e deficiência visual. São Paulo: Scortecci, 2006.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF. 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora. São Paulo: Cortez, 1994

LIMA, Maria S. C.; SILVA, Silvina P. O estágio docente numa perspectiva interdisciplinar. Fortaleza: UECE, 2004

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6. impr. São Paulo: EPU, 2001.

PERRENOUD, Philip. Avaliação. São Paulo: Artmed, 1999.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. 31. ed. São Paulo: Record. 2004

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

www.seduc.ce.gov.br.

Publicado
2017-03-17
Sección
Artículos