A avaliação do stress em crianças cegas por meio da escala de stress infantil (ESI): diferenças de gênero e de faixas etárias

  • Alberto Filgueiras Instituto Benjamin Constant
  • Beatriz Fontenelle Instituto Benjamin Constant
  • Inês Mendonça Instituto Benjamin Constant

Resumen

 Neste estudo, é apresentada a aplicação da Escala de Stress Infantil (ESI) em crianças e adolescentes cegos do Instituto Benjamin Constant. A escala foi criada por Marilda Lipp e Maria Diva Lucarelli (1998), com o objetivo de avaliar o stress em crianças e adolescentes videntes. Pretendeu-se verificar o nível de stress em quatro grupos de crianças cegas, em função de duas variáveis, com dois níveis cada uma (2×2): gênero e faixa etária, com análise estatística da diferença das médias obtidas pela ESI com alunos dos sexos masculino e feminino, tanto crianças entrando na puberdade (de 7 a 11 anos), quanto adolescentes (12 a 14 anos). Observou-se uma diferença significativa de stress entre meninas adolescentes, em comparação com os demais grupos. Os resultados são discutidos à luz das teorias do desenvolvimento.

 

 

 

 

Biografía del autor/a

Alberto Filgueiras, Instituto Benjamin Constant
Alberto Filgueiras — Instituto de Psicologia (UFRJ), Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental (NNCE PUC-Rio), Laboratório de Neuropsicologia do Instituto Benjamin Constant (Neurolab-IBC).
Beatriz Fontenelle, Instituto Benjamin Constant
Beatriz Fontenelle — Laboratório de Neuropsicologia do Instituto Benjamin Constant (Neurolab- IBC), Departamento de Psicologia (USU).
Inês Mendonça, Instituto Benjamin Constant
Inês Mendonça — Laboratório de Neuropsicologia do Instituto Benjamin Constant (Neurolab-IBC), Departamento de Psicologia (Unesa).

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Publicado
2017-03-14
Sección
Artículos