Algumas considerações sobre o processo de alfabetização de crianças cegas

  • Louise da Rosa Universidade Federal do Pampa (RS)
  • Bento Selau Universidade Federal do Pampa (RS)

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o processo de alfabetização de crianças cegas, identificando as estratégias pedagógicas necessárias para essa prática. Para se atingir os resultados desta pesquisa bibliográfica, foram utilizados os procedimentos metodológicos seguidos por Lima e Mioto (2007). A alfabetização é um processo muito importante para a formação de uma criança cega ou vidente. O que determina o sucesso desse processo são as estratégias utilizadas pelos pedagogos. Alfabetizar crianças cegas não difere muito de alfabetizar crianças videntes, mas é preciso adaptar o processo para suprir as limitações decorrentes da falta de visão. Faz-se necessário que os alfabetizadores tenham o devido conhecimento teórico para melhor prover sua prática, o que possibilitará aos cegos a oportunidade de independência e autonomia, elevando sua autoestima e, principalmente, a conquista de espaços sociais por via de sua competência acadêmica.

 

 

Biografía del autor/a

Louise da Rosa, Universidade Federal do Pampa (RS)

Louise da Rosa é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (RS). 

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa (RS)

Bento Selau é professor pela Universidade Federal do Pampa (RS), mestre em Educação, doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, professor das disciplinas Educação Especial e Inclusão; Psicologia e Aprendizagem.

Citas

ALMEIDA, Maria da Gloria. Fundamentos da alfabetização: uma construção sobre os quatros pilares. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 22, 2002. Disponível em: <http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevAgo2002_ Artigo_3.rtf>. Acesso em: 16 jul. 2010.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1992.

BASTOS, Amélia Rota Borges. Marcos legais para a educação inclusiva. In: SELAU, Bento; HAMMES, Lúcio Jorge. (Orgs.). Educação inclusiva e educação para a paz: relações possíveis. São Luís: EDUFMA, 2009.

BECHARA, Jonir; FERREIRA Borba Elise. Recursos didáticos na educação especial. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 15, 2000. Disponível em: <http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevAbr2000_ARTIGO3.RTF>. Acesso em: 8 abr. 2010.

BECHARA, Jonir; LEMOS, Edison Ribeiro. O Sistema Braille no Brasil. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 2, 1996. Disponível em: <http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevJan1996_Artigo2.doc>. Acesso em: 12 jun. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.010, de 10 de maio de 2006. Institui o Soroban como um recurso educativo específico imprescindível para a execução de cálculos matemáticos por alunos com deficiência visual. Brasília, DF: MEC/Seesp, 2006.

CAMPOS, Izilda Maria; SÁ, Elizabet Dias de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado. In:_____. Deficiência visual: inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão. Brasília, DF: MEC/Seesp/Seed, 2007.

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psi-cogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamasso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, Edição Especial, v. 10, p. 37-45, 2007.

MARINA, Neida. Biografia de Louis Braille. [S.l.: s.n., 2003]. Disponível em: <http://www.nossosaopaulo.com.br>. Acesso em: 13 set. 2010.

SÁ, Elizabet Dias; MAGALHÃES, Maria da Conceição Dias. Alfabetização de alunos usuários do Sistema Braille. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 40, 2008. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=10159>. Acesso em: 12 set. 2010.

SELAU, Bento; KRONBAUER, Carlise; PEREIRA, Priscila; Educação inclusiva e deficiência visual: algumas considerações. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 45, 2010. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/nossosmeios/revistas>. Acesso em: 3 set. 2010.

SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, 1985.

_____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998

Publicado
2017-03-13
Sección
Artículos