Buscando a Educação Inclusiva em Geometria
Resumen
Apresentam-se ações realizadas em um projeto de extensão denominado “Vendo com as Mãos”, no âmbito do Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Esse projeto tem por objetivo criar recursos didáticos, na forma de materiais concretos e virtuais, e atividades adequadas ao ensino de Geometria para alunos do ensino básico com deficiência visual. Faz parte de outro mais amplo, que visa à educação inclusiva de alunos deficientes, na medida em que na universidade se desenvolve o aparato didático, enquanto em instituições especializadas os recursos desenvolvidos são testados com alunos, sob a supervisão de um especialista da respectiva instituição. De início, apresentam-se alguns aspectos do aparato didático aplicado em disciplinas dos cursos da UFF, presenciais e na modalidade a distância, nos níveis de licenciatura em Matemática e de especialização para professores. Mostram-se como tais recursos são levados a atividades não formais e de extensão, bem como a exposições do tipo museu interativo destinadas ao público em geral. Cobre-se o conjunto de recursos didáticos testados no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro ao longo de 2009 e 2010 e focalizam-se duas atividades específicas, os respectivos materiais didáticos, bem como aspectos práticos de sua implementaçãoCitas
BARBOSA, P. M. O estudo da geometria. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 25, ago. 2003. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=67>. Acesso em: 15 mar. 2011.
BORGES, A. J. Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2004. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/index.php?itemid=100#more>. Acesso em: 15 mar. 2011.
BRANDÃO, J. C. A matemática por trás da orientação e mobilidade. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 42, p. 3-8, abr. 2009. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=10189>. Acesso em: 15 mar. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2006. v. 2.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Adaptações curriculares. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEF, 1998a. Disponível em: <http://www.conteudoescola.com.br/pcn-esp.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática (5a à 8a séries). Brasília: MEC/SEF, 1998b.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros curriculares nacionais – ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 1999.
______. MEC. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html>. Acesso em: 20 mar. 2011.
CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Os recursos didáticos na educação especial. Benjamin Constant. Rio de Janeiro, n. 5, p. 11-16, jan. 1996. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/index.php?itemid=102#more>. Acesso em: 15 mar. 2011.
GROTHMANN, R. Z.U.L. – Zirkel und Lineal. 2006. Disponível em: <http://www.rene-grothmann.de>. Acesso em: 20 mar. 2011.
HOHENWARTER, M. Geogebra. 2001. Disponível em: <http://www.geogebra.org/cms/>. Acesso em: 20 de mar. 2011.
KALEFF, A. M. M. R. Do fazer concreto ao desenho em geometria: ações e atividades desenvolvidas no laboratório de ensino de geometria da Universidade Federal Fluminense. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010a. p. 113-134.
______. O museu interativo de matemática como uma ferramenta para a democratização da matemática com vistas à educação inclusiva. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul: SBEM, ano 11, n. 11, v. 1-2, p. 83-91, 2010b.
______. Tópicos em ensino de geometria: a sala de aula frente ao laboratório de ensino e à história da geometria. Rio de Janeiro: UFF/Cederj/UAB, 2008.
REVISTA BENJAMIN CONSTANT. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant. Disponível em: <http://www.ibc.go.br/index.php?catid= 97&blogid=1&itemid=92>. Acesso em: 20 mar. 2011.
SANTIN, S.; SIMMONS, J. Problemas das crianças portadoras de deficiência visual congênita na construção da realidade. Benjamin Constant. Tradução Ilza Viega. Rio de Janeiro, n. 2, p. 7-11, jan. 1996. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=43>. Acesso em: 15 mar. 2011.
UFF/CDME. Experimentos educacionais do Projeto CDME. Disponível em: <http://www.uff.br/cdme/#experimentos>. Acesso em: 20 mar. 2011.
UFF/LEG – Laboratório de Ensino de Geometria. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2011.
UFF/NUCS–LEG. UFF – NUCS – Museu Interativo. jun. 2010. Disponível em: <http://www.uff.br/nucsimagem/>. Acesso em: 22 mar. 2011.
UFRJ/Dosvox. Portal do Dosvox. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2011.
VAN HIELE, P. M. Structure and insight: a theory of mathematics education. Orlando: Academic Press, 1986.