Braille e dêixis espacial: a importância da noção espacial no processo de ensino-aprendizagem do Sistema Braille por pessoas com cegueira adquirida

  • Rachel Maria Campos Menezes de Moraes Instituto Benjamin Constant

Resumen

   Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da noção espacial no processo de ensino-aprendizagem do Sistema Braille por pessoas com cegueira adquirida. Como arcabouço teórico, utilizam-se trabalhos sobre deficiência visual e dêixis, dentre eles os de Fonseca (1996). Desse modo, faz-se o estudo da dêixis, principalmente a espacial, presente no processo de ensino-aprendizagem do Sistema Braille para pessoas com cegueira adquirida no Instituto Benjamin Constant (IBC) situado no Rio de Janeiro

Biografía del autor/a

Rachel Maria Campos Menezes de Moraes, Instituto Benjamin Constant

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal Fluminense (2009), pós-graduada em Letras, Cultura, Língua e Literatura Latina pela mesma instituição (2012), mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2013), professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em Sistema Braille do Instituto Benjamin Constant, vinculada ao Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional desde fevereiro de 2012.

Citas

ABC DA SAÚDE. Diabetes. [s.d.]. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127>. Acesso em: 27 out. 2013.

ABREU, Elza Maria de Araujo Carvalho; SANTOS, Fernanda Christina dos; FELIPPE, Maria Cristina Godóy Cruz; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de. Braille. O que é isso?. 1. ed. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2008.

ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Caderno de pré-leitura para o Sistema Braille. Caderno único. Rio de Janeiro: MEC/IBC/DTE/DPME, 2007.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1988.

______. O aparelho formal da enunciação. In: ______. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

______. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1966.

______. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1974. v. 2.

BUENO MARTIN, Manuel; TORO BUENO, Salvador. Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Santos, 2003.

BÜHLER, Karl. Sprachtheorie. Die Darstellungsfunktion der Sprache. München: Wilhelm Fink Verlag, 1934.

CERQUEIRA, Jonir Bechara et al. Grafia braille para a língua portuguesa. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2006. Impressão Braille: Rio de Janeiro: MEC/IBC, 2011.

FILLMORE, Charles. Lectures on deixis. Berkeley: University of California, 1971.

FONSECA, Fernanda Irene. Dêixis e pragmática linguística. In: FARIA, I. H. et al. Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminhos, 1996. p. 437-445. Disponível em: <http://area.dgidc.min-edu.pt/GramaTICa/deixisirene5.html>. Acesso em: 12 fev. 2012.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL. Frequently asked questions. [s.d.]. Disponível em: <http://www.fundacaodorina.org.br>. Acesso em: 3 jun. 2013.

GIOLLO, Laís Buoro; RODRIGUES, Graciele Massoli. Bebês de 6 meses a 3 anos com deficiência visual: natação como mediadora no desenvolvimento da orientação espacial e da lateralidade. Pulsar: Revista Eletrônica da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, Jundiaí, v. 2 n. 3, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2013.

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). [s.d.]. Punção. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?itemid=345>. Acesso em: 3 jun. 2013.

NASCIMENTO, Lindiane do. A inclusão da pessoa com deficiência visual na fase adulta. Monografia (Especialização em Educação Inclusiva) — Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2009.

PEDRAS, Luzia Villela. Dedinho sabido: caderno de atividades. Transcrição atualizada da edição de 1979. Rio de Janeiro: MEC/IBC/Divisão de Imprensa Braille, 2003.

______. Dedinho sabido: guia do professor. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/IBC, 2003.

Publicado
2017-03-08
Sección
Artículos