Sistema Braille: aprendizagem, uso e ensino
Resumen
Este relato trata de minha experiência com o Sistema Braille como aprendiz (dos anos do jardim à classe de alfabetização) e usuária do sistema, desde sua aprendizagem (que se deu, efetivamente, em 1993) até me tornar professora de braille na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), vinculada ao Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), do Instituto Benjamin Constant (IBC), onde trabalho desde 2012.
Citas
ALMEIDA, Maria da Gloria de Souza. Apostila de alfabetização no Sistema Braille. Rio de Ja-neiro: MEC/IBC, Divisão de Capacitação de Recursos Humanos, 2013. 2. parte.
FERRARI, Marcio. Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização. Revista Nova Escola, [s.d.]. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabe- tizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml>. Acesso em: 23 ago. 2014.
PEDRAS, Luzia Villela. Guia do professor. Rio de Janeiro: MEC/IBC, 2003. volume único.