O processo de adaptação de livros didáticos e paradidáticos na inclusão de alunos cegos em escolas especiais e inclusivas
Resumen
A Política Nacional de Educação Especial segue o caminho dos interesses da soci-edade em busca de uma educação de qualidade para todos. A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica. Fundamentada na concepção de direitos humanos, volta-se para o direito de todos os alunos terem as mesmas oportunidades diante do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito educacional e na vida.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. 150 anos do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Monitor Mercantil, 2007.
_____ . Ministério da Educação. Grafia braille para a língua portuguesa. Brasília: Seesp, 2006.
_____ . Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____ . Ministério da Educação. Portaria no2.678, de 24 de setembro de 2002. Disponível em: <ftp://ftp.fnde.gov.br/web/resoluçoes_2002/por2678_24092002.doc>. Acesso em: 5 jun. 2014.
_____ . Ministério da Educação. Projeto de Lei no 8.035-C. 2010. Disponível em:
www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/comissoes/comissoestemporarias/especiais/54a- legislatura/pl-8035-10-plano-nacional-de-educacao/documentos/outrosdocumentos/ avulso-pl-8035-10-c>. Acesso em: 10 jun. 2014.
DE LA TORRE, Diana Gutiérrez. Panorama do livro e da leitura em braille no Brasil: a trajetória do braille ao audiolivro. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNI-CAÇÃO, 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Intercom — Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/ sis/2012/resumos/r7-1570-1.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014.
LEMOS, E. R. et al. Normas técnicas para a produção de textos em braille: elaboração. Brasília: MEC/Seesp, 2006.
MODERNA (Ed.). Projeto Buriti: matemática. 2. ed. São Paulo, 2011.