Proposta para o ensino de conteúdo de matemática a estudantes cegos

  • Lui Fellippe da Silva Bellicantta Mollossi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tatiana Comiotto Menestrina Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marnei Luiz Mandler Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

 Este artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso realizado em 2013 por um acadêmico de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Trata-se de uma pesquisa realizada com um estudante cego do 7o ano do Ensino Fundamental da rede pública de Joinville (SC). A proposta inicial deste trabalho consistia em construir uma metodologia para o ensino de geometria plana e aritmética. Entender os conceitos de geometria é de grande importância para a formação de um estudante. A apropriação de conceitos geométricos é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem, que representa um progresso no campo conceitual. No entanto, ao longo do processo viu-se que era necessário trabalhar outros conceitos por se constatar que o estudante apresentava dificuldades em relação às operações aritméticas básicas. Iniciou-se com o ensino da metodologia do soroban. O soroban garante uma agilidade e segurança nos cálculos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes cegos. Identificou-se também durante o processo de ensino que o estudante selecionado, no estudo de caso, além de ter dificuldade com as quatro operações, tinha dificuldade também com o conceito e a manipulação de unidades e dezenas. Essa vicissitude impulsionou a utilização do material dourado para a construção dos conceitos de unidade e dezena. Assim, foi modificada a proposta inicial do projeto, que era de ensinar geometria plana e aritmética. Tal transformação foi fundamental para possibilitar ao discente a construção dos conceitos iniciais de matemática, criando, assim, estofo para compreender conteúdos mais complexos. Percebeu-se que com essa mudança o estudante pode apropriar-se mais dos conteúdos em que ele tinha dificuldade, como a adição e a subtração; no entanto, em razão do tempo limitado, não se obtiveram os resultados que se esperavam.

 

 

 

 

Biografía del autor/a

Lui Fellippe da Silva Bellicantta Mollossi, Universidade do Estado de Santa Catarina
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Tatiana Comiotto Menestrina, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutora, professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Marnei Luiz Mandler, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestre, professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Citas

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Publicado
2017-03-06