Ensino da leitura e escrita em braille no ensino remoto emergencial: desdobramentos da atuação docente

  • Kelly Guedes Soares Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Galvani Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumen

Este trabalho objetiva descrever a prática pedagógica no ensino remoto e presencial para o ensino da leitura e escrita em braille para estudantes com cegueira. Foi realizado um estudo qualitativo, com abordagem descritiva. Participaram três professoras da educação especial atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE) que acompanharam estudantes com cegueira durante o ensino remoto, e três professoras regentes das turmas em que esses estudantes estavam matriculados e frequentes no retorno do ensino presencial. Os locais da pesquisa foram três escolas públicas do Amapá (AP). Foram utilizados para a coleta de dados: Roteiro semiestruturado de entrevistas; e Ficha para caracterização do Perfil e atuação docente. Os dados coletados foram analisados e organizados com a técnica de análise de conteúdo. Na primeira categoria, “Práticas pedagógicas no ensino remoto”, foi consenso na fala das professoras o uso de atividades mediadas por tecnologias e enviadas por meio do WhatsApp, o uso de reglete, punção e materiais concretos e recicláveis de baixo custo para atividades de refinamento e discriminação tátil. Na segunda categoria, “Aprendizagem da leitura e escrita em braille pelos estudantes com cegueira no ensino remoto”, foi possível notar que os estudantes conheceram o Sistema Braille, necessitando de mais apoio para alcançar o restante da turma na aquisição de leitura dinâmica e escrita fluente. A terceira categoria, “Leitura e escrita em braille dos estudantes com cegueira, na percepção do professor do ensino regular, pós-ensino remoto”, foi consenso o atraso no processo de alfabetização, resultante da pandemia, do apagão e da falta de formação dos professores.

Palavras-chave: Educação Especial. Ensino remoto. Deficiência visual. Escrita e leitura Braille.

Biografía del autor/a

Kelly Guedes Soares, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda na Pós-graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Citas

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Publicado
2024-12-03
Sección
A produção científica voltada à acessibilidade da pessoa com deficiência visual