CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - NO PAPEL E NA TELA: OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA DE E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

2021-11-03

CHAMADA DE ORIGINAIS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

REVISTA BENJAMIN CONSTANT (BC) – ISSN: 1984-6061

Volume 28, número 64 – 2022: No papel e na tela: os processos de leitura e escrita de e para pessoas com deficiência visual

Coordenadora (Editora Convidada): Fabiana Alvarenga Rangel (IBC).

Período de submissão de trabalhos: 1º de novembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022. 

Previsão de publicação do dossiê: 30 de abril de 2022.

A criação do Sistema Braille possibilitou condições para outra qualidade de participação da pessoa com deficiência visual no universo letrado, incidindo sobre as condições da prática da cidadania, dos direitos políticos e, consequentemente, sobre as relações sociais que estabelecem em seu cotidiano. Avançados dois séculos de sua criação, muitas outras tecnologias vêm se inserir no campo da ampliação das condições de acesso à leitura e à escrita, em especial as tecnologias digitais. Nesse aspecto, cumpre-nos acompanhar esse movimento, discutir os modus operandi engendrados pelas diversas frentes políticas na promoção de uma sociedade inclusiva.

À Educação cabe compreender suas nuances a partir da oferta da escolarização de pessoas com deficiência visual nos mais diferentes modelos em que ela apresenta, ainda que não nos seja possível apreender seus movimentos em sua totalidade. É, portanto, à compreensão sobre o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita na educação de pessoas com deficiência visual que esse dossiê se lança, procurando congregar artigos que sinalizem por quais caminhos têm passado tais processos, de que modo se concretizam no cotidiano da escola e como têm sido afetados pelos vários elementos – políticos, formativos, econômicos etc. – que atravessam a educação brasileira.

IMPORTANTE:

  • As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant. Caso enfrente algum problema, entre em contato com os editores da revista por meio do endereço de e-mail: revistabenjaminconstant@ibc.gov.br
  • Os artigos e relatos de experiência a serem submetidos deverão observar as instruções aos autores da revista, disponíveis no site da Benjamin Constant.
  • Serão selecionados pelos editores para compor o Dossiê Temático até 12 (doze) originais. Os trabalhos aprovados que ultrapassem este quantitativo serão encaminhados para publicação nos próximos números, no fluxo contínuo da BC.

Chamada Permanente de Trabalhos

Além do dossiê temático, as submissões, para a revista Benjamin Constant, de originais que tratem de outros temas, mas articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira, estão abertas em fluxo contínuo. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.

Comissão Editorial da Benjamin Constant.