PRAZO ESTENDIDO - Chamada Pública para o Dossiê Temático “Estudos sobre o Ensino das Ciências Humanas e Sociais no contexto da deficiência visual”

2024-10-31

Chamada Pública para o Dossiê Temático “Estudos sobre o Ensino das Ciências Humanas e Sociais no contexto da deficiência visual”
BENJAMIN CONSTANT (BC) – ISSN: 1984-6061
Editores convidados: Leonardo de Carvalho Augusto (IBC) e Ana Angelita da Rocha (UFRJ)
Período de submissão de trabalhos (prazo estendido): até 10 de março de 2025
Previsão de publicação do dossiê: segundo semestre de 2025.

A educação nas Ciências Humanas e Sociais têm progressivamente explorado novos caminhos para promover ambientes educacionais inclusivos e equitativos, especialmente para pessoas com deficiência visual. Grupos e projetos de pesquisa têm se dedicado a investigar práticas e estratégias que respeitem a diversidade e promovam a equidade dentro e fora dos contextos educacionais formais.


No Brasil, estudos sobre o ensino das Ciências Humanas e Sociais para pessoas com deficiência visual têm ganhado destaque, refletindo avanços e desafios nesta área. Este dossiê tem como propósito central reunir contribuições que explorem diferentes dimensões do ensino das Ciências Humanas e Sociais no contexto da deficiência visual, da deficiência múltipla sensorial visual e/ou da surdocegueira.

Esperamos textos que explorem trabalhos dentro das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais que compõem a educação básica (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e também trabalhos no ensino das Ciências Humanas e Sociais no nível superior. Serão bem-vindos artigos que abordem:


- Reflexões teóricas e revisões de literatura sobre as interseções entre educação nas Ciências Humanas e Sociais e deficiência visual, em diversos níveis de ensino;
- Experiências pedagógicas e práticas inclusivas no ensino das Ciências Humanas e Sociais para pessoas com deficiência visual;
- Utilização de tecnologias assistivas e desenvolvimento de produtos educacionais para apoiar o ensino das Ciências Humanas e Sociais a pessoas com deficiência visual;
- Análises sobre as relações entre educação nas Ciências Humanas e Sociais, educação especial para pessoas com deficiência visual, inclusão educacional e políticas curriculares contemporâneas;
- Desafios específicos enfrentados no ensino das Ciências Humanas e Sociais para pessoas com deficiência visual durante a pandemia e outras crises, além de temas relacionados diretamente à educação nessas áreas para este público.

Esperamos que este dossiê possa contribuir significativamente para o avanço do conhecimento, assim como para as práticas educacionais voltadas à inclusão de pessoas com deficiência visual nas Ciências Humanas e Sociais. Os artigos selecionados serão essenciais para ampliar o debate e oferecer insights importantes para educadores, pesquisadores e profissionais da área.


IMPORTANTE:

As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant. Caso enfrente algum problema, entre em contato com os editores da revista por meio do endereço de e-mail: revistabenjaminconstant@ibc.gov.br.
Os textos a serem submetidos deverão observar as instruções aos autores da revista, disponíveis no site da Benjamin Constant. Disponibilizamos um template para facilitar a configuração do texto dentro das nossas normas.
Serão selecionados pelos editores para compor o Dossiê Temático até 12 (doze) originais.

 

Chamada Permanente de Trabalhos

Além do dossiê temático, as submissões, para a revista Benjamin Constant, de originais que tratem de outros temas, mas articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira, estão abertas em fluxo contínuo. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.

 

Comissão Editorial da Benjamin Constant.